As organizações possuem recursos limitados, sendo que todos os investimentos precisam se justificar. E nas paradas de manutenção, o cenário não é diferente… Por esse motivo, vamos introduzir uma importante vertente que envolve as paradas, a vertente financeira. Talvez você esteja perdendo dinheiro em suas paradas industriais sem saber. Leia nossos textos e se instrua de modo com que essa perda de capital não exista mais em seus projetos de paradas de planta.
Você sabe o que acontece em sua parada que faz com que a sua empresa desperdice dinheiro? A parada por si só já é considerada um evento por demandar o trabalho de inúmeros operários, por ter uma demanda muito grande de esforço e também por levantar vários serviços. Sendo assim, as paradas acabam se tornando um evento de grande porte e por isso, precisam de uma grande análise e coordenação por parte de quem a gerencia. Tendo vários setores envolvidos, as paradas precisam de uma integração muito forte por dentro do seu planejamento para que tenham êxito e, por conta disso, faz com que uma função tenha ligação direta com a outra. Logo, se houver algum imprevisto no meio da parada todas as outras vertentes sofrerão alterações diretas. Aqui em nosso blog já postamos um texto sobre boas práticas em paradas manutenção que vale a pena conferir.
As organizações tem o mercado cada vez mais competitivo.
Esse mercado competitivo atual faz com que as empresas estejam reduzindo cada vez mais as verbas de Capex e Opex, porque nem sempre os gestores tem toda a verba que eles gostariam para poder realizar o serviço de uma parada industrial. Somada a essa alta competitividade do mercado e redução da verba disponível, o foco nos custos precisa de ser cada vez mais um ponto de atenção para o gerentes de paradas industriais.
A equipe responsável pela parada pode estar realizando funções de forma não otimizada.
Essas ações podem vir a gerar um desgaste na orçamentação da parada, uma vez que demanda mais trabalho, o que implica em horas extras e consequentemente gera a perda de dinheiro na parada. Dinheiro esse que faz falta levando em consideração a limitação das verbas. É necessário que haja uma boa supervisão na parada para que não haja falha na coordenação de tarefas, pois quando ocorrem falhas, elas implicam em imprevistos que acarretam gastos extras.
O cronograma pode não estar sendo seguido.
Nas paradas, os cronogramas normalmente são feitos de forma individual para cada serviço a ser realizado. Dessa maneira, é necessária uma integração dos mesmos para que os conflitos de serviços sejam evitados, trabalhos sobrepostos (por uma questão de segurança) e também para a definição dos turnos das empresas que irão prestar os serviços. Foi constatado que 85% das paradas que tiveram alguma alteração nas datas previstas, inicialmente tiveram problemas relacionados a prazo e custos. Isso ocorre devido ao fato de que não houve um correto planejamento em seus cronogramas. Mas não depende somente do cronograma, é necessário que haja integração entre a equipe e comunicação eficiente. Se não houver integração entre as pessoas que trabalham no projeto da parada, tudo desanda. Para resolver o problema da falta de integração, deve-se elaborar um cronograma geral de interdependências entre as frentes.
Hoje em dia o mundo é movido por projetos, tanto que quase um terço do PIB da economia mundial é gerado por eles. É por meio de projetos que muitas organizações garantem o futuro de seus planejamentos, a sobrevivência e o futuro de seus negócios. Entretanto, para um número exponencial de organizações, o grande desafio vem a partir da gestão desses projetos. Afinal, se não há uma gestão correta de determinado projeto, há desperdício de dinheiro, e se esse dinheiro está sendo desperdiçado é porque há alguma coisa errada. A supervisão adequada de uma parada é imprescindível para que não haja desperdício de dinheiro, mas como listamos acima isso não depende apenas do gestor de projetos incluído em determinada parada, e sim de todas as funções de trabalho estarem bem administradas
e interligadas de forma otimizadas e coesas.
Então, não cometa erros básicos no planejamento e companhamento de suas paradas de manutenção.
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