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Liderança e Negociação: habilidades indispensáveis em gerentes de projetos

A negociação é uma habilidade amplamente utilizada no gerenciamento de projetos, sendo crucial que o líder ou o gerente de projetos tenha esta competência bem desenvolvida. Durante todo o projeto, do planejamento até a entrega, vários itens precisam ser negociados entre as diferentes partes interessadas como, por exemplo, orçamentos, prazos, contratos, recursos, dentre outros. O desafio do gerente de projetos é garantir que terá as condições necessários para a finalização do projeto e, para isso, precisa fortemente de habilidades tanto de liderança quanto de negociação, sendo as duas bem interligadas.

Quanto mais preparado o gerente de projetos ou quaisquer outros profissionais que estiverem envolvidos no processo de negociação, maiores as chances de se conseguir sucesso.

Enquanto líder do projeto, o gerente tem um papel de extrema importância no que diz respeito às negociações necessárias ao projeto. Ele é responsável por negociar conflitos existentes, conquistar cooperação dos gerentes funcionais, realizar as contratações dos recursos e ainda alinhar as expectativas que devem ser cumpridas com cliente e equipe do projeto. Em todos estes casos, as técnicas de negociação são bastante exigidas para o cumprimento dos requisitos do projeto.

Definir uma estratégia efetiva, com limites de concessões e até a priorização de recursos, por exemplo, é necessário para que o gerente de projetos tenha em sua mão todas as possibilidades de negociação para poder trabalhar e, principalmente, para saber até onde ele pode ir.

Ou seja, quanto mais preparado o gerente de projetos ou quaisquer outros profissionais que estiverem envolvidos no processo de negociação, maiores as chances de se conseguir sucesso. Esta preparação é fundamental para qualquer líder de projeto. Reunir informações, estabelecer uma estratégia de negociação com objetivos bem definidos e limites de concessões permitidas, além de tentar esquematizar mais de uma possibilidade, são dicas importantes para que o gerente de projetos se prepare para qualquer processo de negociação dentro do planejamento e execução do projeto.

A prova de que negociação e liderança caminham juntas é que no processo de alinhamento das expectativas, o gerente de projetos precisará tomar as rédeas do projeto com eficiência e buscar argumentar com base nas melhores práticas de se gerenciar o projeto, convencendo a todos de que a sua demanda merece atenção. Além de sempre negociar para conseguir que os requisitos do projeto sejam totalmente cumpridos.

Portanto, buscar desenvolver as habilidades de negociação e liderança é essencial para a formação e carreira de qualquer profissional que vislumbre chegar ao cargo de gerente de projetos ou conquistar melhores oportunidades no mercado. Uma vez desenvolvidas, certamente a atuação do profissional, não somente na realização de projetos, mas em todas as suas ações pessoais irá ser muito melhor e mais efetiva.

1 comentário em “Liderança e Negociação: habilidades indispensáveis em gerentes de projetos”

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