Pular para o conteúdo
Início » Blog » Veja 5 habilidades fundamentais nos gerentes de projetos

Veja 5 habilidades fundamentais nos gerentes de projetos

Para gerenciar projetos é necessário que o gerente ou profissional responsável por esta parte tenham algumas habilidades bem desenvolvidas. Geralmente, um projeto costuma ter uma equipe grande envolvida e muitos recursos a serem gerenciados e caberá ao líder do projeto saber como administrar todos os pontos, a fim de garantir que os requisitos do projeto sejam atendidos e a entrega seja de qualidade.

Mesmo assim, ainda há gerentes de projetos que têm algumas dificuldades em desenvolver as habilidades e competências necessárias para ser um profissional mais eficiente, focado em resultado. Pensando em deixar mais claro algumas destas habilidades principais, listamos a seguir 5 delas para você, que trabalhe com projetos de qualquer área do conhecimento, busque desenvolver no dia a dia.

Comunicação

A comunicação é uma das habilidades mais importantes no gerenciamento de projetos. É imprescindível que gerente de projetos e equipe se comuniquem constantemente a respeito do andamento dos trabalhos, a fim de que não fique nenhum ponto solto que comprometa a qualidade do projeto. Além disso, a comunicação está presente em várias partes do projeto como no alinhamento dos objetivos e na disseminação para a equipe, visando o comprometimento de todos; na tomada de decisões, em negociações e reportes de todos os tipos, na delegação das atividades, na administração de todos os registros dos projetos, dentre outros.

Liderança

Ser líder é conhecer a sua equipe e ter plena consciência da capacidade de cada um deles, na hora de delegar as funções. Um gerente de projetos eficiente deve compreender que, estando à frente, eles devem ter os objetivos do projeto bem claros para repassar à equipe. E mais do que isso, eles precisam de conhecimentos em gestão de pessoas para orientar da melhor forma possível e motivar os membros de sua equipe. Assim, o líder será visto como um exemplo por todos e o engajamento para com os trabalhos de todos será ainda maior.

Negociação

Em projetos, o gerente precisa negociar a todo momento. Ele é responsável por negociar conflitos existentes, conquistar cooperação dos gerentes funcionais, realizar as contratações dos recursos e ainda alinhar as expectativas que devem ser cumpridas com cliente e equipe do projeto. Em todos estes casos, as técnicas de negociação são bastante exigidas para o cumprimento dos requisitos do projeto. Portanto, ter jogo de cintura em todos estes pontos, focando em uma entrega de projeto com qualidade e funcional para o cliente é muito importante.

Organização

Ter a habilidade de organização é essencial não somente aos gerentes de projeto, mas também a todos que trabalham com projetos. Os membros de uma equipe podem, por exemplo, trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo e, caso estes profissionais não tenham um mínimo de organização de suas tarefas, podem acabar se complicando e afetando a qualidade dos projetos.

Aprender continuamente

Ter em mente que é preciso estar bem atualizado sobre as melhores práticas em gerenciamento de projetos é crucial para um bom gerente de projetos. Estudar cases de sucesso, trabalhar o networking por meio de benchmarkings e buscar capacitações constantes na área são dicas que podem auxiliar o gerente de projetos a desenvolver todas estas habilidades citadas neste texto e muitas outras. Investir no próprio conhecimento fará com que você seja um profissional diferenciado no mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?