Não importa qual seja a sua profissão, certamente você já gerenciou ou participou de algum projeto… E por esta importância cada vez maior dos projetos, o assunto e a profissão do gerente do projetos tem se tornado cada vez mais estratégica nas organizações.
E o universo que abrange o gerenciamento de projetos é repleto de siglas, sendo algumas mais conhecidas do que outras. Cada sigla representa um conceito diferente, sendo PMI, PMO, PMP e PMBOK algumas das mais conhecidas. Quer saber mais destas siglas que fazem tanto sucesso em meio ao mundo da gestão de projetos? Nos acompanhe nesta leitura!
O PMI, Project Management Institute, que traduzindo significa Instituto de Gerenciamento de Projetos, é uma das maiores associações globais para profissionais de gerenciamento de projetos. O Project Management Institute é uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne profissionais de gerenciamento de projetos.
No início de 2011, era considerada a maior associação do gênero no mundo, com mais de 650.000 em mais de 185 países. O escritório central está localizado em Newtown Square, nos arredores da cidade de Filadélfia, Pensilvânia.
PMO é a sigla que representa o Project Management Office, que traduzindo significa escritório de projetos. Temos um texto que fala exclusivamente sobre o seu papel em meio a gestão de projeto que vale a pena ler.
PMP é a abreviação de Project Management Professional, uma das certificações mais reconhecidas do mundo, válida em mais de 150 países, tem mais peso do que um MBA em Gerenciamento de Projetos. Trata-se de uma certificação muito bem vista pelas organizações, pois atesta que o profissional que a possui tem experiência e conhecimentos para gerenciar projetos de qualquer porte ou natureza.
E PMBOK (Project Management Body of Knowledge), é uma espécie de enciclopédia publicada exclusivamente sobre gerenciamento de projetos. Trata-se de um guia de conhecimentos em gerenciamento de projetos. Sua publicação é revisada regularmente pelo PMI. Sua função é padronizar e disseminar as práticas mais eficientes testadas e comprovadas por gerentes de projetos de todo o mundo em um único guia. Nós temos bastante conteúdo sobre o PMBOK aqui no site.
E aí, entendeu o que significa cada uma das siglas? E agora se quiser saber ainda mais, nós resumimos aqui mais informações sobre elas. Vamos lá?
PMI: O PMI (Project Management Institute) e o IPMI (International Project Management Association) são as principais organizações de gerenciamento de projetos do mundo. Ambas as são sem fins lucrativos e possuem certificações em gerenciamento de projetos.
O PMI foi fundado em 1969 por cinco voluntários, nos Estados Unidos e seu primeiro seminário se realizou em Atlanta. É a maior organização de gestão de projetos do mundo, estando presente em quase todos os países. A sede do PMI fica na cidade da Filadélfia (Pensilvânia, EUA). O PMBOK é o conjunto de boas práticas em gestão de projetos produzidos pelo PMI.
As principais atividades do PMI são: Formular padrões profissionais de gestão de projetos; gerar conhecimento por intermédio da investigação; promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.
PMO: Ao se fazer uma pesquisa sobre o significado de PMO, logo percebe-se que não se trata de apenas uma pessoa ou uma qualificação profissional qualquer. PMO, significa o que então? Trata-se da sigla de Project Management Office, ou seja, é o escritório de gerenciamento de projetos de uma empresa, também chamado de EGP.
Mas o que significa escritório de gerenciamento de projetos? Trata-se de uma estrutura organizacional que oferece suporte, que idealiza a metodologia e que é o responsável por armazenar este conhecimento referente à gestão de projetos na organização, pois é ele quem é o responsável por auditar e apoiar os trabalhos dos gerentes de projetos. Ou seja, o PMO é uma área da organização, que pode ser formada por um ou mais indivíduos. É comum em algumas organizações chamar o profissional que trabalha no escritório de gerenciamento de projetos também de PMO, mas neste caso PMO seria a abreviação de “Project Management Officer”, e vale ressaltar que o papel deste profissional é bem diferente do papel do gerente de projetos.
Neste texto, estamos tratando PMO apenas como a área da organização, não como o profissional que trabalha nesta área. Para que o PMO seja efetivo em uma organização é de suma importância que sua missão esteja vem definida. Existem três tipos básicos de PMO, mas isso nós já te explicamos em nosso texto de Como a implementação de um PMO pode potencializar os resultados de seus projetos? Clique aqui para ser direcionado ao texto.
PMP: Desde 1984, o Project Management Institute tem se dedicado ao desenvolvimento e manutenção de um rigoroso Programa de Certificação Profissional, com base em um exame, visando o avanço da profissão de Gerenciamento de Projetos e o reconhecimento das conquistas individuais nesta área. A Certificação Project Management Professional (PMP®) do PMI® é a credencial profissional mais reconhecida e respeitada em termos mundiais no que tange ao Gerenciamento de Projetos. Em 1999, o PMI tornou-se a primeira organização no mundo a ter seu Programa de Certificação reconhecido pela International Organization for Standardization (ISO) 9001.
Para obter a Certificação PMP, o profissional deve satisfazer a determinados requisitos de educação e experiência, concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional (Code of Professional Conduct) e passar no Exame de Certificação PMP.
Um profissional sabe que depois de obter a certificação PMP terá mais habilidades para ter sucesso ao longo de todo o ciclo de vida de um projeto, desde o início, passando pelo planejamento, implantação, monitoramento e finalização, além de ter pleno conhecimento de todas as áreas relacionadas.
PMBOK: O PMBOK®, Project Management Body of Knowledge, é um guia de boas práticas em gerenciamento de projetos desenvolvido pelo PMI (Project Management Institute). A 6a versão do guia apresenta 49 processos que são didaticamente organizados em 10 áreas de conhecimento e 5 grupos de processos. E a sua última versão, que é a 7ª, traz mudanças significativas.
Dentre os principais benefícios da utilização do PMBOK podemos citar a otimização das atividades dos projetos, melhoria da comunicação, tratamento de riscos de forma otimizada e a potencialização das chances de sucesso do projeto.
Este guia é uma verdadeira bíblia de negócios e é adotado em todo o mundo. Ele reúne um conjunto de práticas de gerenciamento de projetos, definindo o trabalho que deve ocorrer ao longo do ciclo de vida de um projeto.
A organização deste trabalho baseia-se na orquestração de dez disciplinas fundamentais para a obtenção de bons resultados em um projeto: integração, escopo, prazo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos, aquisições e partes interessadas.
Atualmente, o mercado oferece uma ampla seleção de ferramentas tecnológicas voltadas para o gerenciamento de projetos, permitindo melhorar a performance, visualizar todos os recursos envolvidos e alocá-los de forma adequada para aumentar a produtividade.
Na hora de escolher quais ferramentas adotar, é importante estar atento aos recursos que fazem toda a diferença, como facilidade de customização às necessidades da empresa, integração de todos os módulos e geração de relatórios gerenciais. É preciso pensar no melhor método que transforme a sua gestão em otimizada para que você tenha melhor controle sobre todas as versões do projeto.
Um exemplo são as chamadas metodologias ágeis, que se propõe a agilizar as ações, proporcionando a melhoria contínua do projeto por meio de flexibilidade e abertura para mudanças e interações da equipe. O gerenciamento de projetos é uma estratégia poderosa para prever problemas e reagir rapidamente às mudanças.
Nós, da Sigma Gerenciamento de Projetos, utilizamos essas ferramentas voltadas à gestão de projetos e, por conta disso, temos disponível o nosso serviço de consultoria voltada à resolução de projetos de todos os níveis. As consultorias especializadas entram no mercado para facilitar a gestão de projetos, por este motivo, contratá-la te trará uma otimização maior em seus projetos. Nossa empresa tem especialização em gestão de projetos e te garante uma potencialização dos resultados de seus projetos.
Fonte:
PMBOK
PMISP