As condições climáticas influenciam muito nas paradas industriais, principalmente por conta do funcionamento dos equipamentos e máquinas responsáveis pela produtividade de determinada linha de produção, pelos equipamentos utilizados de fato na manutenção e também por conta dos colaboradores que compõem o time que irá atuar nas atividades da parada. Nas paradas, por exemplo, alguns funcionários precisam subir em alturas superiores a 2 metros, que é o limite máximo de altura permitido por norma (NR-35), e necessitam medir suas respectivas pressões para que seja atestado e autorizado a subida e a descida em determinada atividade. Como proceder mediante a um episódio em que um funcionário subiu determinada altura e precisa descer pois o tempo fechou e provavelmente irá começar a chover? Por conta dessas questões, criamos este texto para te auxiliar na melhor maneira de usar o clima ambiental a seu favor e também para gerenciar os riscos que envolvem uma parada industrial mediante às condições climáticas.
![As condições climáticas impactam na parada de forma direta, então é necessário que sejam feitas análises de riscos que incluem a constatação da previsão do tempo durante a parada industrial, antes e depois dela.](https://www.sigmagp.com.br/wp-content/uploads/2019/01/A-1024x512.jpg)
Podendo ser planejada de 6 meses a 15 dias antes, as paradas tem o intuito de restaurar o maquinário, fazer a troca ou até mesmo fazer as devidas reparações necessárias. A parada industrial é um projeto que detém uma importância muito grande para uma indústria, pois é a partir dela que o maquinário se mantém ativo. Muitos equipamentos industriais não ficam dentro de galpões, ou seja, ficam expostos no tempo, sendo a chuva um fator que pode impactar a realização dos serviços. Isso também acontece em galpões fechados quando há serviços no telhado, por exemplo. O exemplo acima, da chuva, é um risco importante e impactaria na realização das atividades, o que geraria atraso no cumprimento do cronograma da parada e consequentemente postergaria outros serviços. Mas como mitigar este tipo de problema? Através do gerenciamento de riscos.
O que é gerenciamento de riscos?
O gerenciamento de riscos é uma parte fundamental de todo e qualquer planejamento para que se evitem surpresas, como chuvas indesejadas, temperaturas indesejadas, custos extras ou prejuízos no andamento dos projetos, o que acaba comprometendo as entregas. Segundo o PMBOK®, os projetos existem em um contexto organizacional, e podem fazer parte de um programa ou portfólio. Os riscos existem em cada um desses níveis, e os mesmos devem ser assumidos e gerenciados no nível correto. Alguns riscos, identificados em níveis mais altos, devem ser delegados à equipe do projeto para gerenciamento, e outros podem ser transferidos para níveis mais elevados, caso possam ser melhor gerenciados externamente. Uma abordagem coordenada do gerenciamento de riscos de toda a empresa garante alinhamento e coerência na forma com que o risco é gerenciado em todos os níveis. Essa abordagem cria maior eficiência no gerenciamento dos riscos na estrutura de programas e portfólios, fornecendo maior valor geral para um dado nível de exposição ao risco.
Como é feito o plano para gerenciar os riscos?
O plano de gerenciamento dos riscos pode ser desenvolvido como parte da reunião de início do projeto ou em uma reunião de planejamento específica. Entre os participantes podem estar presentes o gerente do projeto, alguns integrantes da equipe do projeto, partes interessadas (stakeholders) ou membros da equipe responsáveis por administrar o processo do gerenciamento de riscos do mesmo. Outras pessoas que não façam parte da organização também podem ser convidadas, conforme necessário, inclusive clientes, vendedores e representantes de órgãos reguladores. Um facilitador qualificado pode ajudar os participantes a manter o foco na tarefa, concordar com os principais aspectos da abordagem dos riscos, identificar e superar fontes de parcialidade e resolver quaisquer divergências que possam surgir. Os planos para realizar as atividades do gerenciamento dos riscos são definidos nessas reuniões e documentados no plano de gerenciamento dos riscos. Quando a avaliação dos riscos inerentes ao projeto é feita por uma parte externa ao projeto, ou seja, por uma equipe especializada e imparcial, a tendência é que a avaliação dos riscos seja mais criteriosa e fidedigna. Além disso, a imparcialidade e a experiência de uma equipe especializada em gerenciamento dos riscos pode proporcionar planos de resposta bem mais efetivos.
Qual o impacto de um risco no prazo da parada?
Por natureza, riscos são eventos probabilísticos. Estes eventos são associados a incertezas e causam instabilidade. Dada a sua característica única, os riscos são inerentes à natureza dos projetos, como o tempo ensolarado demais ou até mesmo uma previsão inesperada de chuva. Independentemente do ramo do projeto, os riscos podem afetar seus objetivos podendo levá-lo a uma direção totalmente diferente da planejada inicialmente. Principalmente quando o assunto se trata de condições climáticas. Os impactos da concretização dos riscos podem ser positivos ou negativos para os objetivos do projeto. De qualquer maneira, é preciso identificar e analisar de forma criteriosa os riscos envolvidos no projeto, seja para aproveitar as oportunidades trazidas por riscos positivos, ou para conseguir tomar ações que diminuam o impacto causado pelos riscos negativos. Os riscos negativos são os que podem impedir a criação de valor ou mesmo destruir o valor existente do projeto ou da organização. Já os positivos, contrabalanceiam os negativos e também podem representar oportunidades, que influenciam favoravelmente na realização dos objetivos estratégicos da empresa, agregando valor ao projeto e à organização. Desta forma, a função do gerente de projetos é trabalhar ao máximo para mitigar – ou até eliminar – o impacto das situações negativas e obter total vantagem das oportunidades geradas pelos riscos positivos.
Qual o impacto de um risco nos custos?
Os riscos impactam nos custos de várias formas. Como por exemplo se chover mediante a uma parada que não está devidamente preparada para uma chuva forte, com funcionários sem capas ou até mesmo com máquinas sem proteção. Estas condições levariam a decisão necessária de uma pausa no trabalho para que seja continuado em outro dia. Este fato demandaria mais dias de produção, mais serviços por meio dos funcionários e etc. O gerente de projetos responsável pelo planejamento deve identificar de forma detalhada todos os tipos de riscos que possam afetar o projeto em que esteja alocado. O ideal é que nenhum imprevisto aconteça e afete os objetivos do projeto e da organização. Porém, caso ocorra, é importante que já se tenha um plano de ação definido previamente pelo gerente de projetos, no gerenciamento dos riscos do projeto, para conter cada imprevisto que acontecer.
![As condições climáticas influenciam muito nas paradas industriais, principalmente por conta do funcionamento dos equipamentos e máquinas responsáveis pela produtividade de determinada linha de produção, pelos equipamentos utilizados de fato na manutenção e também por conta dos colaboradores que compõem o time que irá atuar nas atividades da parada.](https://www.sigmagp.com.br/wp-content/uploads/2020/08/twenty20_783c6c04-c798-4f9c-9d70-10740ce1fe24-1-1024x683.jpg)
As condições climáticas impactam na parada de forma direta nas paradas, então é necessário que sejam feitas análises de riscos que incluem a constatação da previsão do tempo durante a parada industrial, antes e depois dela. Desta forma, um planejamento efetivo de um projeto pode minimizar os riscos e seus impactos. Sendo assim, o gerenciamento dos riscos de qualquer projeto deve ser realizado de maneira adequada, pois além de proporcionar melhores resultados para o projeto e para a organização em caso de riscos positivos, o gerenciamento dos riscos pode evitar sérios problemas em casos de riscos negativos, uma vez que os efeitos causados por estes podem ser graves e envolver toda a planta industrial, dependendo da natureza do projeto. Para isso, é preciso que a organização faça análises qualitativas e quantitativas para possibilitar o adequado gerenciamento dos riscos. Contudo, é preciso cuidado ao analisar os riscos do projeto, tanto por questões de conflitos de interesse dentro da organização, como principalmente com a dificuldade de atingir o grau necessário de imparcialidade da equipe de avaliação, em caso de equipes internas, envolvidas com o projeto de forma direta ou indiretamente.
Fonte: PMBOK®
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