Uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro da gestão de projetos, e que contribui fortemente para o sucesso dos mesmos, é a comunicação. Entretanto, muitos gerentes de projetos e demais membros das equipes ainda não dão o devido valor à importância do gerenciamento das comunicações como elemento de sucesso nos projetos das organizações.
Em projetos dos mais diversos portes e segmentos, o fluxo de informações tende a ser cada vez mais intenso. Mas é imprescindível que todos os envolvidos na execução dos projetos, não somente o gerente, tenham conhecimentos de formas eficazes de se comunicar, a fim de se evitar falhas no repasse de informações entre as partes interessadas.
De acordo com dados do relatório geral PM Survey, a comunicação é apontada por 42,2% das organizações como a principal deficiência dos gerentes de projetos; e por 62,02% das organizações como a competência mais necessária e valorizada no gerenciamento de projetos. A pesquisa foi organizada voluntariamente pelos capítulos do Project Management Institute (PMI)® de diversos países, e que conta com a participação de centenas de organizações no mundo.
O gerenciamento efetivo das comunicações é fundamental. Nele deve ser desenvolvida uma abordagem apropriada e o plano de comunicação do projeto, tendo como base as necessidades de informações e requisitos das partes interessadas, além dos ativos organizacionais disponíveis. As informações precisam ser direcionadas para as pessoas certas e, em todo e qualquer comunicado, o emissor deve se certificar de que o receptor compreenda bem o que está sendo falado para evitar mal-entendidos nessa troca de informações.
A comunicação está presente em vários âmbitos dos projetos como, por exemplo, no alinhamento dos objetivos e na disseminação para a equipe, visando o comprometimento de todos; na tomada de decisões, em negociações e reportes de todos os tipos, na delegação das atividades, na administração de todos os registros dos projetos, dentre outros.
Portanto, ter ciência da importância da comunicação na gestão dos projetos e buscar se capacitar nas formas efetivas de se comunicar com cada uma das partes interessadas podem alavancar sua carreira e contribuir para a conquista de resultados relevantes na execução de todos os trabalhos das organizações
Excelente publicação, concordo plenamente que um dos fatores mais importantes para o sucesso do projeto é a comunicação! Já vi vários projetos atrasarem ou extrapolarem o custo porque a informação foi distorcida ou até mal delegada.
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