Produtividade não diz respeito, apenas, à quantidade de horas trabalhadas. O conceito, na verdade, está diretamente relacionado à qualidade das atividades desempenhadas por colaboradores, freelancers, gestores, empresários e todos os profissionais do mercado. Nem sempre as jornadas mais efetivas resultam de expedientes mais longos. Com base nessas informações, as perguntas que surgem são: qual é a fórmula ideal para equilibrar a relação entre horas extras e produtividade? Como render mais?
Muitas vezes a realização de horas extra não ocorre, unicamente, devido à necessidade da finalização de uma atividade. Há casos em que empresas se valem deste recurso para aumentar a produção sem arcar com os gastos de novas contratações. Em outros, elas são geradas por falta de acompanhamento das equipes ou pela baixa produtividade de alguns profissionais.

Muitas vezes a equipe de desenvolvedores tenha que virar dias, noites ou até finais de semana para entregar um projeto.
Um dos grandes desafios das empresas, atualmente, é garantir o nível de produtividade de seus profissionais sem gerar gastos além do planejado. O controle desses custos é responsabilidade do gestor e também do profissional, que deve evitar horas extras desnecessárias.
Se o profissional mantém o foco no trabalho, pensa no aprimoramento de suas atividades e tem um acompanhamento do gestor, a tendência é que a produtividade aumente sem precisar aumentar, também, os custos. Para garantir essa equação, é importante um bom dimensionamento de quadro e, claro, uma equipe com profissionais qualificados e bem treinados.
Quem trabalha na área de tecnologia de informação já está acostumado ao polêmico assunto “horas extras”. É muito comum não haver uma comunicação efetiva entre a área comercial e a área de desenvolvimento, fazendo com que sejam realizadas vendas com prazos menores que o necessário à execução. Esta situação, que faz com que a equipe de desenvolvedores tenha que virar dias, noites ou até finais de semana para entregar um projeto, e quando recorrente, pode gerar desgaste e desmotivar a equipe. A questão é: até que ponto as horas são produtivas no sentido de adiantar o prazo, e até que ponto a hora extra acaba virando um fator para desmotivar a equipe.
Para contextualizar a importância de um planejamento dos projetos na área de TI, a Sigma Gerenciamento de Projetos apresenta o webinar “Desenvolvimento de Software: planejamento vs. hora extra”, voltado para profissionais e estudantes de Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Engenharia Computacional e demais técnicos de informática.
O Webinar é gratuito e acontece na próxima terça-feira (06/12), às 21 horas. O link para o webinar será liberado 15 minutos antes no dia da realização para os e-mails informados na inscrição. Não perca tempo e faça logo a sua pelo formulário: http://bit.ly/WebinarTI.