Na atual estrutura do mundo dos negócios, com o aumento da complexidade das atividades e o surgimento de uma concorrência globalizada, a gestão de projetos tem se mostrado essencial para o alcance dos objetivos estratégicos das organizações. Neste contexto, as organizações devem buscar inovar em seus processos a todo o momento, procurando estar à frente da sua concorrência e garantindo a sua sobrevivência no mercado. Para apoiar a gestão de projetos e alcançar esta tão concorrida sobrevivência no mercado, uma área que vem ganhando destaque é a gestão do conhecimento.
A gestão do conhecimento é a criação de processos de gestão e infraestrutura para trazer conhecimento e comunicação juntos em uma ecologia comum que deve apoiar a criação, utilização e retenção de conhecimento. O principal objetivo da gestão do conhecimento no contexto dos projetos é integrar seu portfólio e proporcionar a sustentabilidade corporativa.
A aplicação das práticas e iniciativas da gestão do conhecimento contribui para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem, já que garantem que o conhecimento envolvido nos projetos fique retido na empresa, e não apenas nas pessoas que lidaram diretamente com o projeto, além de prover e manter um sistema integrado aos diversos cenários do portfólio.
Segundo um estudo do PMI (Project Management Institute) de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos no Brasil, a grande maioria das empresas não utiliza (63%) ou mesmo não pretende utilizar (9%) ferramentas específicas para Gestão do Conhecimento em Projetos. Neste contexto, para viabilizar a interconexão da gestão de projetos com a gestão do conhecimento, é necessário que as empresas compreendam a importância e os benefícios da gestão do conhecimento como fonte de vantagem competitiva.
Para tal, devem ser implementados métodos e técnicas de criação, compartilhamento e utilização do conhecimento, os quais podem ser válidos para diferentes projetos e realidades. As maneiras de viabilizar esta utilização incluem, mas não se limitam a:
- Criatividade e inovação;
- Gestão de projetos;
- Análise de valor;
- Análise de patentes;
- Pesquisa de mercado;
- Aquisição de conhecimento;
- Entrevistas de desligamento;
- Páginas brancas;
- Brainstorming clássico;
- Quadro morfológico.
Adicionalmente, buscando a sustentabilidade corporativa e a integração dos projetos, é fundamental que seja garantido o compartilhamento do conhecimento. Neste sentido, entre outras, as seguintes técnicas podem ser utilizadas:
- Melhoria contínua (PDCA);
- Café do conhecimento;
- Teambuilding;
- Análise de redes sociais;
- Retorno de experiências;
- Storytelling.
Assim, a utilização destes e de outros métodos, ferramentas e técnicas de Gestão do Conhecimento no contexto dos projetos contribui de forma significativa para o cumprimento de seus objetivos, através da construção de cenários e oportunidades de melhoria, e da consolidação e utilização de experiências passadas de projetos semelhantes.