O ambiente organizacional está cada vez mais complexo, haja vista o cenário de grande concorrência e fortes mudanças no mercado. Organização e agilidade também são temas cada vez mais necessários nas corporações, o que reflete em uma busca incessante pelo aumento da qualidade, excelência no gerenciamento dos projetos e maior retorno sobre os investimentos. Por isso, a gestão de projetos tem um papel cada vez mais importante e várias empresas tem implementado seus escritórios de projeto – PMO (Project Management Office).
Segundo o PMI, Project Management Institute, o PMO é uma “estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos, e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas”.
Quanto às responsabilidades do PMO, elas podem variar de acordo com sua estrutura e nível de controle na empresa:
- PMO de Suporte: atua como consultor no projeto, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações, além de lições aprendidas em outros projetos.
- PMO de Controle: Além de oferecer suporte, controlam e exigem conformidade com estruturas e metodologias em formulários, modelos e ferramentas específicas.
- PMO Diretivo: Realizam o gerenciamento direto de projetos e possuem alto nível de controle na empresa.
A implantação de um escritório de gerenciamento de projetos na organização possibilita o alinhamento entre os projetos e avaliação de seus resultados, analisando se estes estão contribuindo para o alcance da estratégia.
Portanto, o PMO pode ser a chave para alavancar os resultados de uma empresa, otimizando seus resultados em projetos e proporcionando um maior auxílio ao gerenciamento. Dentre os benefícios diretos relacionado à implementação do PMO, é possível destacar:
- O desenvolvimento e manutenção de metodologia própria, baseada nas melhores práticas em gestão de projetos;
- Padronização dos procedimentos e processos;
- Gerenciamento das lições aprendidas;
- Análise de viabilidade técnico-financeira;
- Centralização do controle dos projetos e tarefas;
- Acompanhamento dos principais indicadores dos projetos;
- Garantir a capacitação da equipe;
- Melhorar o fluxo das comunicações;
Desta maneira, é possível destacar que a implementação de um escritório de gerenciamento de projetos pode contribuir fortemente com o alcance dos objetivos estratégicos da organização.
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