Pular para o conteúdo
Início » Blog

Blog

Curso de gerenciamento de projetos é destaque do fim de semana

A humanidade planeja e gerencia projetos – construindo estradas e grandes estruturas como as pirâmides do Egito ou o Coliseu de Roma – desde o início da civilização. Mesmo sem as ferramentas, técnicas e metodologias que temos atualmente, as pessoas ainda gerenciavam para criar prazos de projeto, controlar custos, programar materiais e recursos e avaliar riscos.Continue a ler »Curso de gerenciamento de projetos é destaque do fim de semana

Foco, trabalho e horas extras: até que ponto este recurso é favorável à empresa

Produtividade não diz respeito, apenas, à quantidade de horas trabalhadas. O conceito, na verdade, está diretamente relacionado à qualidade das atividades desempenhadas por colaboradores, freelancers, gestores, empresários e todos os profissionais do mercado. Nem sempre as jornadas mais efetivas resultam de expedientes mais longos. Com base nessas informações, as perguntas que surgem são: qual é a fórmula ideal para equilibrar a relação entre horas extras e produtividade? Como render mais?Continue a ler »Foco, trabalho e horas extras: até que ponto este recurso é favorável à empresa

Webinar – Desenvolvimento de Software: planejamento vs. hora extra

Muitos profissionais da área de Tecnologia da Informação estão acostumados a ficar horas e horas após o expediente para finalizar projetos. Porém, mais do que um benefício, essa quantidade de horas extras pode gerar sérios problemas tanto para o profissional quanto para a equipe.

Quando um profissional faz uma quantidade excessiva de horas extras pode ser sinal de que ele não está sendo tão produtivo em seu expediente normal. Isso além de gerar um certo desgaste para ele, pode prejudicar toda uma equipe. Neste contexto, práticas do gerenciamento de projetos voltados à área de TI podem auxiliar que a produtividade de quem trabalha neste segmento aumente consideravelmente.Continue a ler »Webinar – Desenvolvimento de Software: planejamento vs. hora extra

Gestão do conhecimento em Projetos: como integrar seu portfólio e proporcionar sustentabilidade corporativa

Na atual estrutura do mundo dos negócios, com o aumento da complexidade das atividades e o surgimento de uma concorrência globalizada, a gestão de projetos tem se mostrado essencial para o alcance dos objetivos estratégicos das organizações. Neste contexto, as organizações devem buscar inovar em seus processos a todo o momento, procurando estar à frente da sua concorrência e garantindo a sua sobrevivência no mercado. Para apoiar a gestão de projetos e alcançar esta tão concorrida sobrevivência no mercado, uma área que vem ganhando destaque é a gestão do conhecimento.Continue a ler »Gestão do conhecimento em Projetos: como integrar seu portfólio e proporcionar sustentabilidade corporativa

Project Model Canvas: planejando seu projeto em uma folha.

O Guia PMBOK® sugere que na fase de planejamento de um projeto seja elaborado o Plano de Projeto, documento que deve conter todas as informações necessárias para a realização do projeto. Inicialmente, este documento serve como um guia para o desenvolvimento dos planos subsidiários que serão incorporados posteriormente. O Plano de Projeto deve ser elaborado pela equipe de Gerenciamento de Projetos e aprovado pelo patrocinador.Continue a ler »Project Model Canvas: planejando seu projeto em uma folha.

5 dicas para se fazer um acompanhamento de projeto de forma eficiente

O acompanhamento do projeto é fundamental para um planejamento bem-sucedido. Quando se controla e monitora todas as variáveis possíveis, tudo tende a caminhar de acordo com o previsto.

Com o controle adequado, será possível fazer melhor uso dos recursos, maximizar os resultados e garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos com o mínimo de surpresas indesejadas pelo percurso.Continue a ler »5 dicas para se fazer um acompanhamento de projeto de forma eficiente

A importância do Gerenciamento de Projetos para o alcance das metas

Em tempos de concorrência acirrada e grande competitividade, as organizações não podem se dar ao luxo de não saber onde desejam chegar. Quando falamos de caminhos a serem seguidos, o estabelecimento de metas torna-se um dos principais direcionadores rumo a visão desejada pela empresa.

Triplicar o número de clientes que visitam a loja mensalmente dentro de 2 anos, dobrar o faturamento em 3 anos e reduzir em 15% o índice de refugo em uma linha de produção nos próximos 3 meses são exemplos de metas que fazem parte do contexto de muitas organizações. Além disso, uma outra particularidade em comum a essas metas é que elas podem ser estabelecidas como projetos dentro das organizações.Continue a ler »A importância do Gerenciamento de Projetos para o alcance das metas

Como funciona o Gerenciamento de Projetos em obras planejadas a longo prazo?

O ambiente de construção civil é um ambiente complicado, com muitas variáveis e interdependências que precisam ser gerenciadas e equalizadas, mas não se trata de um ambiente necessariamente complexo, marcado pela imprevisibilidade. Entretanto, quando áreas de conhecimento importantes são negligenciadas durante o processo de planejamento do empreendimento, o mesmo pode se tornar um ambiente muito inóspito.Continue a ler »Como funciona o Gerenciamento de Projetos em obras planejadas a longo prazo?

Como a escolha do gerente de projetos pode influenciar a construção civil

A coordenação de projetos é uma atividade de suporte ao desenvolvimento do processo do projeto, voltada à integração dos requisitos e das decisões do projeto. A coordenação deve ser exercida durante todo o processo e tem como objetivo fomentar a interatividade entre os membros da equipe e melhorar a qualidade dos projetos desenvolvidos.Continue a ler »Como a escolha do gerente de projetos pode influenciar a construção civil

O gerenciamento de projetos para o setor da construção civil no Brasil

Atualmente, com o crescimento e surgimento de novas empresas no setor de construção imobiliária, tornou-se de importância estratégica para as empresas que pretendem continuar no mercado e aproveitar de melhor maneira esta fase de crescimento, uma ótima gestão de seus projetos.

Percebe-se que, para uma mudança significativa neste sentido, há necessidade de mostrar a todos os envolvidos no processo de produção, tal importância? Percebe-se, ainda, hoje em dia, que grande parte das empresas baseia suas obras nos conhecimentos dos seus próprios engenheiros, não utilizando índices e normas para melhor planejar e controlar os projetos. Em princípio não há nada de errado. Entretanto, pode-se obter melhores resultados e mensurar de forma mais assertiva uma possível variação nestes processos se ferramentas de gestão de projetos fossem implantadas e seguidas fielmente.Continue a ler »O gerenciamento de projetos para o setor da construção civil no Brasil

UFJF recebe palestra sobre Gerenciamento de Projetos

Alunos de vários cursos de engenharia da UFJF participaram do evento

Alunos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Sanitária e Ambiental. Este foi o público da palestra realizada ontem (09/11), no anfiteatro 3 da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).Continue a ler »UFJF recebe palestra sobre Gerenciamento de Projetos

Estudantes de Lavras participam de palestra sobre Gerenciamento de Projetos

Mesmo após deflagração de greve, alunos de diversos cursos encheram anfiteatro para participar do evento

Aconteceu na última terça-feira (08/11), a palestra “Gerenciamento de Projetos como diferencial competitivo”, realizada pela Sigma Gerenciamento de Projetos em parceria com a PQ Jr. – Projetos e Consultoria, empresa júnior das áreas de Química da universidade. O evento foi realizado no anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal de Lavras (UFLA).Continue a ler »Estudantes de Lavras participam de palestra sobre Gerenciamento de Projetos

A importância da Comunicação na Gestão de Projetos

A comunicação dentro de uma organização é fundamental para o bom funcionamento de toda a empresa. Todos os funcionários devem estar cientes da forma com que a mesma está sendo gerida e, principalmente, sobre os serviços e projetos que está realizando. Caso esta comunicação não estiver ocorrendo de forma efetiva, os riscos de insucesso dos projetos e, consequentemente, da empresa como um todo são muito grandes.Continue a ler »A importância da Comunicação na Gestão de Projetos