Pular para o conteúdo
Início » Blog » Gestão de Projetos na indústria

Gestão de Projetos na indústria

As organizações vivem em um ambiente cada vez mais competitivo, o que faz com que cada empresa precise investir para manter ou ampliar seu mercado. Sendo assim, para garantir sua sobrevivência, precisam melhorar continuamente, inovar, reduzir custos, atrair e reter clientes. De uma maneira geral, estes investimentos são realizados através de projetos.

Nas organizações industriais, os principais tipos de projetos são expansões (ampliações, instalações de equipamentos para aumento da capacidade de produção ou construções de novas unidades), manutenções do ativo (grandes reformas), atendimento a normas regulamentadoras (saúde, segurança e meio ambiente) ou inovações (desenvolvimento de novos produtos, implantação de novas tecnologias, ferramentas ou metodologias no processo).

De uma maneira geral, os projetos industriais possuem as mesmas características e fases de outros projetos:

  • São temporários e produzem resultado único;
  • São realizados por pessoas;
  • Possuem riscos de não cumprir prazo, custo, escopo e qualidade;
  • Podem ser desmembrados nas fases de iniciação, planejamento, execução e encerramento;

Mas a grande diferença dos projetos industriais está na complexidade do ambiente industrial. Dentro das particularidades da indústria frente aos demais cenários, pode-se destacar:

  • Complexidade técnica dos projetos;
  • Interferência na produção para a realização dos projetos;
  • Riscos envolvendo Saúde, Segurança e ao Meio Ambiente
  • Riscos inerentes ao Negócio;
  • Estrutura hierárquica matricial;
  • Grande número de partes interessadas, dentre outros.

Desta maneira, gerenciar projetos no ambiente industrial é um desafio para o gerente do projeto, pois este, além de conhecer e possuir experiência em gerenciamento de projetos, geralmente precisa compreender o ambiente da indústria, gerenciar as expectativas das partes interessadas, garantir que o fluxo das comunicações e informações sejam eficientes e, fazer tudo isso, sem interferir na atividade fim da indústria, que é o processo produtivo.

Por estas razões muitas indústrias contratam consultorias em gerenciamento de projetos para conduzirem seus projetos, garantindo assim, o atendimento aos prazos e custos previstos nos projetos.

1 comentário em “Gestão de Projetos na indústria”

  1. Pingback: Parada de planta industrial: projeto ou rotina? - Sigma Gerenciamento de Projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?