Pular para o conteúdo
Início » Blog » O que faz um gerente de projetos?

O que faz um gerente de projetos?

Os projetos são essenciais para que as organizações desenvolvam novos produtos ou serviços, respondendo às mudanças relativas ao ambiente, à concorrência e ao mercado. Desta maneira, o papel do gerente de projetos torna-se cada vez mais estratégico às empresas, sendo o elo entre o planejamento estratégico e a equipe de projetos.

Por ser a pessoa alocada pela organização para liderar a equipe responsável por alcançar os objetivos do projeto, o gerente de projetos deve possuir conhecimentos em gestão de projetos, capacidade de realização e habilidades éticas e interpessoais que o permitam guiar a equipe do projeto. Dentre as características e habilidades necessárias ao gerente do projeto, pode-se destacar liderança e negociação, motivação e capacidade de construir equipes, comunicação e influência, tomada de decisão e gestão de conflitos.

O gerente de projetos deve gerir as pessoas e processos necessários ao sucesso do projeto. Desta maneira, deve estar alinhado com o escopo de projeto e do produto do projetos, conhecendo os requisitos e as expectativas das partes interessadas. Também deve atuar no planejamento físico e financeiro, na gestão dos riscos e aquisições, qualidade, recursos humanos e comunicação.

Quando a comunicação acontece de forma efetiva e aberta, o trabalho em equipe atinge maior desempenho. A comunicação foi identificada como uma das maiores razões de sucesso ou fracasso de um projeto. Sendo assim, o gerente de projetos deve destinar a maior parte de seu tempo à comunicação, identificando os canais mais eficientes, quais informações devem ser fornecidas e a quem, e quais habilidades interpessoais o ajudarão a se comunicar de forma mais eficiente com as diversas partes interessadas ao projeto.

Desta maneira, o gerente de projetos deve aplicar seus conhecimentos e habilidades e utilizar de ferramentas e técnicas para que os objetivos dos projetos sejam atingidos, sempre balanceando as restrições e atendendo às premissas e expectativas das partes interessadas. Para isso, a capacitação em gestão de projetos é essencial para o desenvolvimento do gerente de projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?