Gerenciamento de Riscos e Pleitos

Carga horária 20 horas
Pré-requisitos Não há.
Os contratos de obras frequentemente apresentam irregularidades e falhas desde a fase do estudo preliminar; elaboração do projeto, passando pelo processo de contratação e recebimento definitivo da obra, conforme as determinações da legislação pertinente. Uma obra pode ser encarada como um conjunto de componentes dinâmicos e incertos, que envolve alterações de projeto, de cronograma, de condições contratuais e de forma de execução ou pagamento, e que sofre também alterações externas, tais como greves, eventos climáticos, alterações tributárias, atrasos em desapropriações e licenças, reajustes de preços de materiais e insumos. Tudo isso podendo implicar em controvérsias quanto ao custo ou prazo de conclusão da obra, gerando fonte de discussões entre as partes. O pleito pode ser definido como uma demanda do empreiteiro para que o contrato seja aditado de modo a incluir no seu objeto determinados serviços adicionais, ou ainda, para que o cronograma da obra seja prorrogado para contemplar serviços adicionais ou atrasos, bem como para evitar a aplicação de multas pelo contratante. O gerenciamento de pleitos passa pela adequada elaboração do contrato, que deve ser bem escrito e completo, sua gestão e indo até uma fiscalização atuante e que realize acurada análise de eventuais pleitos de aditamento apresentados pelo contratado. Com o aumento e evolução do número de pleitos apresentados, diversos setores, principalmente o de construção e montagem, estão se guardando e buscando soluções para mitigar os riscos dos contratos face ao contexto em que estão inseridos. Atenuante de pleitos é o gerenciamento de riscos, que por muitas vezes é subestimado ou de pouco enfoque no desenvolvimento do projeto. Com as etapas de gerenciamento de riscos e aquisições bem trabalhadas é possível obter um diagnóstico antecipado dos possíveis agravantes que podem surgir durante a execução da obra. Dessa forma, consegue-se avançar em negociações mais harmoniosas com o intuito de dirimir os atritos advindos de um possível pleito.
O curso visa propiciar ao aluno uma visão sistêmica e prática com a exposição de conceitos teóricos disseminados pelas boas práticas do Guia PMBOK no gerenciamento de riscos e de aquisições e prática de estudos de caso sobre o tema. Busca capacitar os profissionais para identificar e gerenciar os riscos inerentes à licitação para obras e serviços de engenharia, envolvendo tanto as fases do certame quanto a execução do contrato. Transmitir informações que propiciem aos participantes o conhecimento de métodos, ferramentas e técnicas relativas ao tratamento de pleitos em projetos de engenharia e construção, bem como forma de minimizá-los.
Profissionais e acadêmicos de engenharia e arquitetura, gestores, administradores e executores de obras, engenheiros e arquitetos.
Nossa metodologia proporciona a apresentação da teoria com estudos de casos práticos, para que o participante aprenda resolvendo problemas que enfrentará no seu dia a dia, além de professores com experiência tanto acadêmica quanto profissional, transferindo a prática da gestão, com grande troca de experiência e criação de um grande networking.

Agenda do Curso