Análise de viabilidade nos projetos industriais

A análise de viabilidade de projetos visa analisar a viabilidade de um novo projeto, produto ou serviço. Além de aumentar as chances de sucesso de um projeto, cada empresa deve decidir onde e como alocar seus recursos para atingir suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Uma análise de viabilidade de projeto é o estudo que mostra como um projeto deve ser retirado do papel. Isso significa que antes que qualquer ação possa ser realizada, a organização deve saber se o projeto atende aos requisitos a serem implementados. E é sobre isso que trataremos neste texto. Nos acompanhe nesta leitura!

Por que você deve contratar uma consultoria especializada em gerenciamento de Paradas industriais?
O estudo de viabilidade econômica realiza análises de mercado, produtos e serviços da empresa, projeções de receitas, custos e investimentos, lucratividade, concorrência e suas vantagens, índice de consumo do cliente, taxa interna de retorno, fluxo de caixa, tendências. Indústria, capital de trabalho, valor presente líquido, mão de obra exigida, retorno, faturamento, entre muitos outros problemas.

 

A constante globalização do mercado, o aumento da velocidade da tecnologia e a internacionalização econômica são alguns dos fatores que levam as empresas a pensarem estrategicamente em relação às suas instalações industriais, seja na ampliação de uma fábrica para o aumento da capacidade de produção, ou, até mesmo, na construção de uma nova unidade industrial para atender novos mercados e expandir os negócios da organização.
A decisão de realizar um investimento na expansão de uma planta fabril ou na construção de uma nova unidade industrial envolve pesquisas que demandam uma análise crítica e estratégica que contribuirão para uma boa tomada de decisão, com menores chances de erro, que irão mostrar se o investimento será viável e capaz de trazer retornos financeiros para a empresa. Com isso, adotar estratégias e utilizar ferramentas de gerenciamento são importantes para analisar a consistência e rentabilidade de um empreendimento industrial. Nesse aspecto, uma importante ferramenta é o estudo de viabilidade econômico-financeira de um projeto que está para ser gerenciado.  

Estudo de viabilidade econômica

O desafio de qualquer empresa ou mesmo iniciativa empresarial é decidir onde e como seus recursos serão alocados. Portanto, várias iniciativas e oportunidades de investimento acabam concorrendo por um lugar no orçamento, o que geralmente é um fator limitante. É necessário, portanto, empenhar-se na definição de quais desses projetos serão direcionados os recursos, para que a empresa continue a crescer e alavancar o sucesso empresarial. Para que se possa identificar e obter melhor clareza quantos aos benefícios esperados em um investimento a fim de verificar sua viabilidade de implementação é preciso um estudo de viabilidade técnica e econômica e financeira, realizado por profissionais especializados para atestar as possibilidades de sucesso de um negócio ou produto. Nesta nova era tecnológica sobrevivera no mundo dos negócios as organizações que prestarem atenção na gestão para criação de valor (rentabilidade operacional, custo de capital, capacidade de crescimento, etc.)

Assim, um estudo de viabilidade pode proporcionar a garantia de que o empreendimento, por exemplo, se estará sendo implantado no local correto, atendendo um público-alvo definido e propiciando a disseminação de estratégias para que a indústria tenha a confiança necessária para investir e manter sua produtividade.

Esse estudo é composto por análise de mercado: abrangendo o produto, o local, público, fornecedores e concorrentes e por análise econômica. Basicamente é feito para analisar se o negócio é ou não viável. Com ele é possível fazer uma análise criteriosa, criar projeções e números para verificar o potencial do mercado no que diz respeito ao retorno financeiro sobre o investimento realizado, ajudando o empreendedor a tomar uma decisão e reduzir riscos por evitar eventuais fracassos, no caso de ideias com baixo potencial técnico e econômico receberem investimento.

Realização da análise de viabilidade

Os projetos podem ser avaliados em três momentos diferentes: antes da autorização do projeto, no final da fase de planejamento do projeto e quando há uma solicitação de alterações durante a execução dele.
No primeiro caso, o projeto ainda está em fase de elaboração e permitirá ou não que sua avaliação passe para a fase de planejamento. Neste estágio, a estimativa da avaliação leva em consideração fatores cujos as variáveis ​​concretas surgem somente após o planejamento do projeto.
No segundo momento, o projeto já foi planejado e recursos, escopo, riscos, taxa de lucro etc., já definido. Portanto, a avaliação de viabilidade é mais concreta e precisa. Se aprovado, o projeto pode começar a ser implementado.
Um terceiro momento favorável para avaliação é quando uma mudança é solicitada durante a execução do projeto. Antes de ser aprovado, o especialista deve examinar os efeitos e consequências das mudanças, desenhar cenários, calcular os riscos e só então aprovar ou não a mudança.  

Execução da análise de viabilidade do projeto

A análise de viabilidade não é apenas uma ação realizada pelo gerente de projeto. É uma análise que deve passar por diferentes setores da organização. Perspectivas técnicas, de marketing, financeiras, etc.
Seria um grande erro alguém fazer essa análise sozinho, porque diferentes perspectivas oferecerão uma perspectiva muito mais crítica e uma maior chance de sucesso.
No entanto, o papel do gerente de projetos é fazer com que isso aconteça e monitorar seu desenvolvimento. Uma boa prática é criar um workflow de análise para que tudo aconteça automaticamente e todas as informações sejam registradas. 

A análise de viabilidade de projetos, visa analisar a viabilidade de um novo projeto, produto ou serviço.

 

Com esse conjunto de fatos analisados e apurados, a indústria irá traçar seu plano de ampliação ou de construção de uma nova unidade em cima de bases sólidas, e com um bom estudo de viabilidade econômica-financeira, ela ainda pode alinhar suas expectativas com a necessidade do cliente e evitar problemas antes que um investimento seja feito, além de adaptar sua estratégia empresarial para o crescimento.
O estudo de viabilidade econômica realiza análises de mercado, produtos e serviços da empresa, projeções de receitas, custos e investimentos, lucratividade, concorrência e suas vantagens, índice de consumo do cliente, taxa interna de retorno, fluxo de caixa, tendências. Indústria, capital de trabalho, valor presente líquido, mão de obra exigida, retorno, faturamento, entre muitos outros problemas.
Este conjunto de informações permitirá ao gestor definir diretrizes e estratégias de sucesso e desenhar um plano de expansão viável que evolua de forma segura e com projeções de faturamento.
Sendo assim, fica claro que a análise de viabilidade de projeto não atua sozinha, é baseada em muitos estudos e é absolutamente necessária antes de você investir todo seu dinheiro em um projeto que pode ser arriscado. O ideal é que você atualize constantemente o documento de acordo com as instruções da empresa para que fique informado sobre a realidade do seu negócio. Portanto, uma boa análise de viabilidade técnica é um passo importantíssimo para um bom planejamento e funcionamento do projeto. Nesse sentido, nós da Sigma Gerenciamento de Projetos somos capazes de ser ponte entre a teoria e a prática para tirar sua ideia do papel, garantir excelência na qualidade do produto final e potenciar os resultados, através de nossos serviços de consultoria personalizados ao contexto de cada um de nossos clientes.

Deixe uma resposta