Você sabe quais fatores influenciam a priorização de um projeto em um portfólio?

Um portfólio é composto por um agrupamento de projetos, programas e outras atividades que estejam totalmente alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. De acordo com o PMBOK®, o gerenciamento de portfólios se concentra em assegurar que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e seja consistente e alinhado com as estratégias organizacionais. Dessa forma, para priorizar um projeto em um portfólio esse projeto precisa ter ligação direta com os objetivos estratégicos  envolvidos no planejamento. No texto de hoje iremos te instruir a realizar esta priorização da melhor maneira possível. Quer saber mais? Nos acompanhe nesta leitura!

Os projetos envolvem recursos escassos, caros, expansivos ou especializados, torna-se necessário a divisão dos mesmos entre alguns projetos e até mesmo outros trabalhos da empresa, para que seja realizada a redução de custos.

O gerenciamento de projetos pode vir a ser aplicado em meio à diferentes situações onde exista qualquer iniciativa que fuja da curva ao que se é estabelecido como rotineiro e fixo dentro de uma organização. Planejar, monitorar e controlar é fator crítico de sucesso para qualquer  projeto.  Uma vez que o empreendimento se torna único e pouco familiarizado é imprescindível que as atividades de gerenciamento do mesmo sejam intensificadas. A base do sucesso em gerenciamento de projetos está em saber identificar e diferenciar o projeto das atividades que são desenvolvidas na rotina da organização. Sendo assim, o sucesso da gestão está diretamente ligado ao sucesso no qual as atividades resultam ao serem realizadas. O grande dilema na maioria das organizações está em equilibrar as atividades da rotina, para garantir os resultados presentes e a gestão dos projetos, visando os resultados futuros.


Antes de se realizar o planejamento detalhado de um projeto, toda empresa necessita realizar uma análise de priorização dos programas e projetos  para que sejam escolhidos e executados aqueles que mais contribuirão com os objetivos estratégicos organizacionais. Por conta desse processo ser tão importante, resolvemos listar alguns critérios relevantes que poderão te auxiliar na hora de realizar essa priorização de projetos no portfólio:

Dimensão do projeto:  Independente dos tamanhos dos projetos serem relativos, é possível generalizar que empreendimentos que precisem de uma certa quantidade de pessoal, capital e tempo a mais do que o que se é normalmente estipulado pelas empresas obtenham mais proveito direto com o a aplicação da gestão de projetos.

Interdependência: Projetos que envolvem diversas áreas de uma organização, nos quais determinadas atividades ou entregas dependem de ações de outros departamentos, gerando grande interdependência de atividades, certamente demandam mais por gestão de projetos.  

Relevância do empreendimento: Se o empreendimento representar maior importância estratégica, mais necessidade de gestão ele irá deter, pois é importante ressaltar que eventos com grande grau de riscos e incertezas se beneficiam também de forma direta à abordagem da gestão de projetos em si.

Imagem da organização: O fracasso vindo por meio do não cumprimento de prazos e orçamentos de um empreendimento prejudica, de fato, a reputação da organização. Sendo assim, a tomada de decisão vinda sobre o uso do gerenciamento de projetos é de suma importância para que isso seja reestruturado.

Pouca quantidade de recursos:  Uma vez que, normalmente, os projetos envolvem recursos escassos, caros, expansivos ou especializados, torna-se necessário a divisão dos mesmos entre alguns projetos e até mesmo outros trabalhos da empresa, para que seja realizada a redução de custos. Todavia, um dos maiores desafios enfrentados atualmente com relação à gestão de projetos, é identificar a melhor maneira de alocar os recursos e ajustar o cronograma, considerando que tais recursos são escassos, sejam esses recursos pessoas, equipamentos críticos, verbas, entre outros. Então quando esse cenário se intensifica é necessário que haja uma intervenção por meio da gestão de projetos para poder gerir esses recursos. 

Pouco domínio da área: A partir do momento em que consta a não familiaridade para com o esforço estipulado para determinado projeto, é necessário que se tenha uma orientação dos trabalhos a serem feitos e de como os recursos devem ser gerenciados para que se tenha um resultado próspero. Contudo, este fato depende de quanto o esforço e os recursos podem ser diferentes. Isto é, para a criação de um novo produto ou serviço é necessário que ele seja visto por uma visão nova de projeto, como um todo, enquanto qualquer mudança feita em determinado produto ou serviço pode vir a ser tomada como um pacote de trabalho ou até mesmo uma tarefa mais simples. Afinal, esta tarefa não necessariamente precisaria ter uma abordagem completa e convencional da gestão de projetos.

Mudança de mercado: Variadas organizações estão presentes em mercados considerados turbulentos ao extremo, onde algumas modificações tecnológicas e também de mercado geram algumas necessidades de atualização. Dessa forma, a gestão de projetos tem o papel de facilitar o processo gerencial, porém sem o intuito de prejudicar a flexibilidade e a criatividade  organizacional.

O gerenciamento de projetos pode vir a ser aplicado em meio à diferentes situações onde exista qualquer iniciativa que fuja da curva ao que se é estabelecido como rotineiro e fixo dentro de uma organização.



Projetos são necessários e precisam ser gerenciados, mas infelizmente alguns fogem a esta premissa e são realizados randomicamente. Entretanto, é necessário destacar que não é preciso que todos os fatores citados sejam favoráveis aos projetos para que possam vir a tratar o empreendimento como um projeto em si. Para tal, basta que um dos fatores acima seja o determinante para que a gestão de projetos seja necessária. Nós da Sigma Gerenciamento de Projetos temos este fato em mente e na hora de gerenciar o seu projeto aplicamos as melhores práticas para que os resultados de sua organização sejam potencializados e que você obtenha o máximo de sucesso para com o projeto cujo seremos responsáveis por gerenciar. 

Deixe uma resposta