Sua empresa é capaz de gerar resultados através de projetos?

Sua empresa é capaz de gerar resultados através de projetos?

A sua empresa realiza projetos para a busca de novos resultados? Os projetos impulsionam mudanças, estando cada vez mais presentes no dia a dia das organizações. Afinal, como te explicamos em nosso texto de “O que é projeto?”, um projeto pode ser entendido como o esforço de um indivíduo ou grupo que, durante um certo período de tempo, realizam um conjunto de atividades ordenadas e inter-relacionadas para a obtenção de um determinado objetivo nunca antes alcançado. Ou seja, toda organização realiza projetos. A grande pergunta é: Sua empresa é capaz de gerar resultados através de projetos?


Sua empresa é capaz de gerar resultados através de projetos?
Quando a gestão de projetos é realizada levando em conta os pilares da empresa e aplicando as boas práticas do gerenciamento de projeto é notável que os resultados sejam os melhores possíveis.




Pela definição do PMI (2016) “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”. De uma forma geral, o termo “projeto” é utilizado quando se têm a intenção de realizar algo. No entanto, ainda há muitas discussões sobre a diferença entre projetos e processos ou não há clareza sobre suas etapas e formas de execução. Sendo assim, uma concepção errada pode vir a gerar um impacto nos resultados obtidos em cada um desses projetos, e ao invés de trazer satisfação das partes interessadas e benefícios para a organização, o projeto pode não sair como o esperado, trazendo frustração.


Para obter resultados efetivos em seus projetos é necessário que haja um equilíbrio entre os objetivos estratégicos da organização, das variáveis dos projetos e das expectativas das partes interessadas.

Equilíbrio entre Escopo, Prazo e Custo:

O gerenciamento efetivo e integrado dos projetos se faz muito necessário para que os impasses que possam surgir ao longo da execução sejam identificados na etapa de planejamento e mitigados posteriormente. Contudo, um bom profissional de gestão de projetos deve estar sempre atento e apto a gerenciar o equilíbrio entre escopo, prazo e custo, que também é chamado de restrição tripla. A Restrição Tripla pode ser representada pela forma de uma pirâmide e leva em consideração três objetivos importantes à maioria dos projetos: Escopo, Prazo e Custo. Estas áreas funcionam de forma totalmente integrada e devem ser pensadas sempre em conjunto para garantir a qualidade do projeto. Afetando uma das variáveis desta restrição, automaticamente há um impacto em pelo menos uma das duas outras áreas, podendo, desta forma, afetar diretamente nos resultados do projeto. Logo, é necessário que haja um equilíbrio mediante a essas etapas dos projetos para que se tenham resultados efetivos do mesmo.
Vale ressaltar, que os projetos envolvem diversas outras variáveis, como por exemplo: recursos, qualidade, riscos, aquisições, benefícios, mudanças, partes interessadas, comunicações, SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente). E que todas estão interligadas, sendo necessária sempre a realização de uma avaliação holística.

Foco em planejamento estratégico:

É cada vez mais recorrente a busca de empresas pela percepção da necessidade de alinhar os projetos com os negócios, definindo e disseminando as suas estratégias para a equipe. Quando a organização conhece bem os objetivos de seu respectivo planejamento estratégico e deixa tudo mais claro aos envolvidos no mesmo facilita na definição e priorização dos projetos e investimentos. A gestão de projetos tem uma importância muito grande para a maximização dos resultados internos de uma empresa. A seleção de projetos estratégicos que gerem valor para as organizações se torna uma questão de sobrevivência no mercado, pois na maioria dos casos, os recursos são limitados. Os projetos estando alinhados ao planejamento estratégico, juntamente com a gerente e a equipe de projetos, executando-os de acordo com as boas práticas em gerenciamento de projetos, a possibilidade de sucesso das empresas e do atingimento das metas do planejamento estratégico é infinitamente maior.
O gerenciamento de portfólio é o melhor caminho para a realização desta ponte entre o planejamento estratégico e o gerenciamento de projetos.

É necessário um alinhamento entre a estratégia da organização mediante à gestão do projeto:

É de suma importância a sinergia entre a estratégia das organizações com a gestão de projetos para o sucesso das mesmas. Cada projeto realizado deve estar totalmente interligado com os objetivos macros, táticos, indicadores, estratégias e metas do planejamento estratégico. O gerente de projetos deve ponderar muito bem todos os pontos de cada projeto, em conjunto com a alta direção, antes de priorizar qualquer um dos mesmos e deve checar se realmente faz sentido a execução dos mesmos e se há alinhamento com a política e a estratégia da empresa. Esta decisão pode afetar totalmente o planejamento, resultando no insucesso dos projetos e, dependendo do caso, da própria organização. Logo, é necessário encontrar um equilíbrio entre a empresa e a gestão para que os resultados de sua organização sejam potencializados mediante à entrega do projeto.
Outro fator importante que contribui para este alinhamento é a governança do projeto. Uma governança bem estruturada permite ao gerente do projeto

Sua empresa é capaz de gerar resultados através de projetos?
Para obter resultados efetivos em seus projetos é necessário que haja um equilíbrio entre os objetivos estratégicos da organização, das variáveis dos projetos e das expectativas das partes interessadas..



Quando a gestão de projetos é realizada levando em conta os pilares da empresa e aplicando as boas práticas do gerenciamento de projeto é notável que os resultados sejam os melhores possíveis. Os projetos tem intuito de potencializar os resultados da organização e de minimizar muitos problemas ou até mesmo evitá-los, fazendo com que o resultante dos empreendimentos saia próximo ou melhor do que o planejado. As empresas devem buscar a integração entre a gestão estratégica e a gestão dos projetos, pois os projetos conectados e alinhados com a estratégia global garantem uma gestão proativa, capaz de adequar-se às mudanças do mercado e identificar prematuramente eventuais desvios de desempenho que possam comprometer o resultado da estratégia contida em seu projeto. E aí, sua empresa é capaz de gerar resultados através de projetos?

Deixe uma resposta