Tudo o que você precisa saber sobre SMS dentro de uma parada industrial.

Tudo o que você precisa saber sobre SMS dentro de uma parada industrial.

As paradas de manutenção são necessárias para que uma indústria mantenha seu maquinário ativo e em movimento. Você já sabe que as paradas são projetos e que é importante controlarmos o escopo, o custo e o cronograma. Existem muitos riscos inerentes às paradas, principalmente em relação à saúde e segurança das pessoas envolvidas. E o que ainda não detalhamos para você é que dentro das paradas de manutenção existem alguns planos de segurança específicos que aprimoram os serviços prestados nesse evento de suma importância. E é sobre isso que iremos falar no texto de hoje. Você vai aprender um pouco mais sobre Saúde, Meio Ambiente e Segurança no ambiente das paradas industriais.

Tudo o que você precisa saber sobre SMS dentro de uma parada industrial.
A implantação da gestão de SMS, somado a um gerenciamento efetivo de projeto influenciam diretamente em uma empresa podendo contribuir significativamente para a prevenção de riscos, melhoria das condições de trabalho e até uma maior qualidade de vida futura para todos envolvidos nesse projeto.


As paradas de manutenção são feitas com intuito de poder melhorar e/ou restaurar as condições dos equipamentos e das instalações. São realizados variados trabalhos voltados a estabelecer o melhor desempenho do maquinário que integra as empresas. E durante a realização deste trabalho, há o risco de acontecerem acidentes pessoais e/ou patrimoniais. Acidentes esses que podem ser evitados ser houver uma boa gestão de projeto e dos planos nele envolvidos voltados para a segurança e saúde dos prestadores de serviço e do meio ambiente. E é sobre o planejamento efetivo da saúde, meio ambiente e segurança que iremos te instruir nesse texto, o plano de de SMS.


Você sabe o que significa SMS?

O foco no plano de segurança da parada deve estar totalmente ligado à governança de SMS ou SSMA da organização (SMS significa Saúde, Meio ambiente e Segurança; e SSMA significa Saúde, Segurança e Meio Ambiente, nomenclaturas comuns nas organizações). Este plano consiste nas regras e diretrizes para garantir a saúde e a segurança das pessoas que trabalharão no evento da parada e também poderá considerar diretrizes para proteção do meio ambiente e aos ativos organizacionais envolvidos nos serviços da parada.

Qual o intuito do plano de SMS?

Zero acidentes deve ser o objetivo primário de qualquer atividade realizada no ambiente industrial. E durante as paradas, o plano de SMS tem o intuito de evitar os acidentes, sendo totalmente voltado aos funcionários que estão envolvidos na parada. Muito usado aqui no Brasil, este plano tem o propósito de lidar com a sobrevivência da equipe envolvida na parada, minimizando suas perdas financeiras e humanas. A gestão de SMS busca por criar uma cultura de prevenção na empresa, com a missão de zelar pela saúde dos operários envolvidos em determinada parada, instruindo-os da melhor maneira possível sobre os perigos e respaldos necessários para se tomar dentro de um evento tão crítico.

Qual é o papel da implementação da gestão de SMS na empresa?

O objetivo principal do foco da gestão de SMS é deixar garantido o bem-estar físico e mental do trabalhador, partindo da premissa de que essa gestão se baseia em princípios pautados no zelo com a vida, pelo cuidado com o meio ambiente e pela adesão de medidas seguras e ética para um funcionamento efetivo da empresa.


Dentro do plano de SMS há gerenciamento de riscos?

Para cada área específica da organização, como manutenção, operação e inspeção existe uma metodologia mais apropriada para a identificação e tratamento de riscos. Ter uma equipe de segurança treinada para fazer inspeção durante toda a parada, em prol de estar sempre monitorando o que está acontecendo, é de suma importância. O gerenciamento de riscos e o plano de SMS andam lado a lado pois ele também fornece conhecimento sobre o tipo de equipamento no qual está sendo realizado o trabalho, haja vista que deficiências neste conhecimento técnico pode gerar acidentes. Para uma boa análise da incerteza e do risco associado é fundamental a percepção e aceitação da sua existência, ou seja, a sua identificação. Quando um risco é analisado, deve-se considerar a probabilidade e o impacto relativos a este risco e, dependendo, pode-se associar a importância do evento ao perigo associado. Dessa maneira, pode-se criar uma escala de importância ou criticidade.


Quais são os principais compromissos aplicados pela gestão de SMS?

Redução de riscos: identificação e avaliação de possíveis ameaças nocivas voltadas à segurança e saúde tanto dos funcionários quanto de seus respectivos clientes, tendo em vista o fortalecimento da segurança no ambiente em que se é trabalhado.

Sustentabilidade: prevenção, contenção e redução de impactos ambientais.

Solidariedade: amparo, suporte e oferecimento de cuidados aos funcionários que trabalham no evento que necessitarem de ajuda médica ou psicológica.

Educação: qualificação e conscientização dos membros da equipe sobre o uso de EPIs, boas práticas, postura ética e técnicas de prevenção de acidentes.

Compromisso social: verificação e contenção dos impactos causados por conta das atividades empresariais de onde trabalha.

Cultivo e consolidação voltado para uma cultura de SMS: capacidade de influenciar decisões de grande impacto na empresa para que estejam sempre em conformidade com seus valores, legislação e normas vigentes.

Tudo o que você precisa saber sobre SMS dentro de uma parada industrial.
O plano de SMS consiste nas regras e diretrizes para garantir a saúde e a segurança das pessoas que trabalharão no evento da parada e também poderá considerar diretrizes para proteção do meio ambiente e aos ativos organizacionais envolvidos nos serviços da parada.


O lado positivo de uma boa gestão de SMS é poder ocasionar um nível maior de motivação e produtividade dos funcionários, assim como uma diminuição em seus níveis de absenteísmo e também em acidentes. Variadas atividades planejadas e implantadas pela gestão de SMS têm capacidade de promover inúmeros benefícios diretos para a saúde e segurança do trabalhador. Sendo assim, a implantação da gestão de SMS, somado a um gerenciamento efetivo de projeto influenciam diretamente em uma empresa podendo contribuir significativamente para a prevenção de riscos, melhoria das condições de trabalho e até uma maior qualidade de vida futura para todos envolvidos nesse projeto.

Nós da Sigma Gerenciamento de Projetos temos em mente a importância do plano de SMS dentro de uma parada de manutenção e o colocamos em prática sempre que preciso para orientar os funcionários da parada e também para deixá-los cientes de que eles não são apenas trabalhadores e sim membros de uma equipe que tem papel crucial em determinado evento no qual fomos contratados para fazer a gestão.

Deixe uma resposta