MS Project ou Primavera: qual o melhor software para planejamento?

Ferramentas para planejamento de projetos

O planejamento é essencial para o sucesso de qualquer projeto, e mesmo que este planejamento seja realizado de maneira diferente de acordo com o ciclo de vida de cada projeto (preditivo, adaptativo, iterativo, incremental ou híbrido), ele sempre estará presente. Em projetos com características mais preditivas, as etapas costumam ser sequenciais, ou seja, o planejamento normalmente acontece em uma única etapa nas fases iniciais do ciclo de vida. No outro extremo, em projetos com características adaptativas, este planejamento acontece de forma fracionada, ao início de cada fase ou sprint. Este texto tem como objetivo comparar duas ferramentas de gerenciamento de cronograma comumente utilizada em projetos com características mais preditivas.

Então vamos entender qual a mais eficiente para seu projeto?

 

 

O gerenciamento do cronograma é uma das áreas de conhecimento mais importantes ao se falar em gerenciamento de projetos. Isso porque os projetos são, ou pelo menos deveriam ser, um desdobramento do planejamento estratégico, ou seja, os projetos são degraus para que a organização atinja seus objetivos. Por este motivo, espera-se que benefícios sejam gerados para a organização a partir dos resultados do projeto. E quanto mais um projeto demora para ser concluído, mais a organização demora para receber os benefícios esperados. Isso sem contar outros riscos inerentes ao atraso do projeto, como não atendimento a prazos legais ou contratuais, perda de mercado para concorrentes mais rápidos na conclusão de seus projetos ou impactos nos indicadores financeiros utilizados como premissa para aprovação dos projetos.

 

O planejamento, portanto, é essencial a todos os projetos, sendo que em uma expressiva parte dos projetos o planejamento representa uma importante etapa que acontece no início do ciclo de vida do projeto. Este grupo de projetos pode contemplar, por exemplo, as construções, as grandes paradas industriais, instalações de infraestrutura de TI, implantações de alguns ERP’s, eventos, e mais uma infinidade de projetos.

 

Com o avanço cada vez mais exponencial da tecnologia, há disponível no mercado diversas ferramentas que auxiliam na gestão dos cronogramas dos projetos, auxiliando gestores e equipes na hora de planejar, executar, e documentar determinado projeto. A maior parte das ferramentas de gerenciamento de cronograma, também possibilitam a gestão do escopo, custos e recursos e facilitam a comunicação com as partes interessadas do projeto.

Neste texto, iremos comparar duas destas ferramentas, o MS Project, da Microsoft e o Primavera, da Oracle.

 

Comparando as duas ferramentas

As ferramentas auxiliam na gestão dos projetos.
O planejamento é essencial em todos os projetos.

 

Tanto o Primavera quanto o MS Project são comumente conhecidos como softwares de gerenciamento de tempo usados ​​para planejamento e execução de projetos visando reduzir a agitação do projeto em questão e prometem aumentar a produtividade da equipe, otimização dos recursos e a eficiência do controle e da gestão.

 

Enquanto o MSProject é um software baseado em arquivo, o software Primavera é baseado em banco de dados, podendo se integrar a outros softwares corporativos, como os ERP’s.

 

O Primavera foi criado como um software corporativo desde o início, enquanto o software MSProject foi criado anteriormente como um aplicativo de desktop e, em seguida, foi migrado para o servidor de projeto e os recursos corporativos foram adicionados ao software de projeto da Microsoft para servir ao propósito de  um gerenciamento de projetos corporativos.

 

O Primavera P6 agora está planejando e migrando lentamente para funcionar fora do sistema operacional baseado em Windows para explorar as funcionalidades e aumentar o número de plataformas nas quais funciona.  Ambos os softwares, Primavera e MSProject, são softwares de gerenciamento de projetos, no entanto, possuem pequenas diferenças entre eles e, portanto, podem ser usados ​​para diferentes tipos de projetos com base na natureza do projeto.  A decisão de escolher o software de gerenciamento de projetos corporativos depende dos requisitos da organização e da natureza de seus projetos.

planehamento com MS Project
A equipe do projeto deve analisar qual a melhor ferramenta para o contexto do seu projeto.

 

Conclusão

Depois de analisar ambos os softwares, de uma forma geral, pode-se concluir que o Primavera P6 é mais adequado para projetos maiores envolvendo vários usuários, estruturas de projetos grandes, organizações onde a maioria dos projetos são parte de um projeto maior e integrados em sistemas em rede, enquanto MSProject é a ferramenta mais adequada  para projetos únicos que não exigem detalhes de registro pesado e corporações com menor número de projetos que são amplamente dependentes de recursos externos.

Lembrando que antes de se decidir por qualquer ferramenta é importante realizar uma análise contextual mais holística, avaliando, inclusive, outras ferramentas ou soluções mais completas dos desenvolvedores citados neste texto.

Quer saber mais sobre o MS Project? Clica aqui para baixar nosso e-book gratuitamente.

 

Deixe uma resposta