7 tendências do gerenciamento de projetos

Inovações no gerenciamento de projetos

No Gerenciamento de Projetos a inovação e tecnologia são aliadas. Através delas podemos otimizar os serviços e potencializar os resultados dos projetos.
Neste texto, apresentaremos algumas das inovações e tendências que temos hoje disponíveis para nos auxiliar. Você já conhece alguma delas?

 

Uso de tecnologias e inovações no gerenciamento de projetos
Tecnologia para otimizar e potencializar os resultados dos projetos
  • Big data:
    Permite extrair dados, organizá-los e entendê-los para assim os transformar em informações úteis para o projeto. Através do big data é possível lidar com um grande volume de dados que não tem relação entre si nem uma estrutura definida. Seus principais pontos podem se definir através dos 5 Vs: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor. 

 

  • Inteligência artificial (IA):
    Mecanismos e dispositivos tecnológicos que simulam o raciocínio humano. Na gestão de projetos, com a introdução da IA as chances de erro são exponencialmente diminuídas, aumentando a qualidade dos resultados, auxiliando na tomada de decisões e automatização de tarefas cotidianas. 

 

  • + soft skills/ – hard skills:
    Soft skills são atributos pessoais e em geral estão relacionadas à sua capacidade de interagir com outras pessoas no local de trabalho (como: empatia, ética, liderança, flexibilidade). Hard skills são as habilidades adquiridas através de testes práticos, cursos, livros ou treinamentos.
    Os soft skills são extremamente necessários para que a gestão dos projetos seja feita de forma eficiente, sem conflitos internos e com desenvolvimento de estratégias eficientes para o sucesso do projeto.

 

  • Aumento do uso de métodos ágeis:
    São abordagens para o desenvolvimento de produtos que estão alinhadas com os valores e princípios descritos no Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software. Eles defendem o planejamento adaptativo, times auto organizados e multidisciplinares, a melhoria contínua e desenvolvimento contínuo. 

 

  • Cloud computing:
    É uma tecnologia que dá às empresas a capacidade de execução de soluções de TI através de servidores remotos. Esta tecnologia aumenta a performance e disponibilidades de diversas ferramentas de TI que são utilizadas no gerenciamento de projeto e ambientes corporativos.

  • Equipes multidisciplinares:
    É o conjunto de profissionais de diferentes disciplinas que trabalham para um objetivo comum. No frameworks scrum, por exemplo, é altamente recomendado que o time de desenvolvimento seja formado por todos aqueles necessários para o desenvolver do projeto.

 

  • Times remotos e trabalho de home office:
    O trabalho remoto significa literalmente trabalhar a distância, utilizando da tecnologia e comunicação para prestar seus serviços de um local fora da empresa (como em espaços coworking e cafés). Esse modelo de trabalho possui diversos benefícios, como a redução de desperdícios de recursos, leis trabalhistas mais estruturadas e flexibilização de horários gerando assim mais produtividade.
Trabalho remoto
Esse modelo de trabalho possui diversos benefícios, como a redução de desperdícios de recursos, leis trabalhistas mais estruturadas e flexibilização de horários gerando assim mais produtividade.

Ao juntarmos um bom gerenciamento, com inteligência humana e tecnologias o sucesso do projeto é garantido. Se ainda não inseriu estas em seus projetos, o que você está esperando?

Compartilhe para que mais pessoas conheçam os benefícios destas tendências!

Deixe uma resposta