Power BI® nas Paradas de Plantas Industriais

Business Intelligence no gerenciamento de projetos

Mais uma parada industrial se aproximando, Carlos é o gerente responsável pela parada.

Diversas informações, de diversas fontes surgem e são solicitadas a todo momento. Carlos então decide pesquisar sobre algumas opções de ferramentas que possam vir a facilitar seu trabalho, e se depara com o Power BI®.

Mas será que ele realmente o auxiliará?

 

Introdução

Com o volume de informações geradas se tornando cada vez maior (estima-se que a cada dia 2,5 x 1018 quintilhões de bytes de informações são geradas no mundo), e por este motivo diversas soluções para gerenciamento e análise de dados tem sido desenvolvidas no mundo.

E, utilizar-se de uma tecnologia é cada vez mais essencial, principalmente, quando há grande volume de informações e partes interessadas envolvidas.

Neste artigo, trataremos como uma destas ferramentas, o Business Intelligence (BI) pode ser utilizado no contexto de uma parada industrial (especificamente o Power BI®).

 

O que é o BI e o que é o Power BI®?

O Business Intelligence (BI) é um software que pode ser amplamente usado para a obtenção das mais variadas estatísticas dentro da base de dados de uma empresa. Com o BI, é possível ter informação de um volume grande de dados de forma rápida e segura, além de ser possível realizar a criação de dashboards e de relatórios com os dados fornecidos.

O Power BI® é uma ferramenta de BI oferecida pela Microsoft que conta com um serviço de nuvem, proteção de informações e proteção da nuvem, integração com o Excel, análises em tempo real e várias outras funcionalidades.

Power BI e a indústria
O business intelligence é uma poderosa ferramenta que auxilia no gerenciamento de projetos.

Power BI® como diferencial em uma parada industrial

Ao se pensar na importância das paradas industriais e na segurança dos trabalhadores, concluímos que não se pode haver margem de erro nos processos. Algo que, caso ocorra, geraria gastos à indústria e ameaçaria a produtividade da companhia.

O planejamento do escopo demanda sempre muita atenção, pois há uma grande demanda de informações a serem gerenciadas (informações estas que provém de diferentes stakeholders, que possuem demandas diferentes de informações) e com a utilização de um software esse processo pode ser facilitado.

Com o BI, pode-se antever os riscos e gerenciar as questões, principalmente no que tange a materiais, equipamentos e mão de obra (como a falta de ambos por exemplo). A ferramenta também facilita as análises em relação a tempo, pois possibilita interface com ferramentas de gestão de cronograma (possibilitando assim um melhor planejamento, e até mesmo a realização de uma análise para que esse tempo seja otimizado, se possível), além de vários outros tópicos.

Durante a execução da parada industrial, pode-se ter informações como a gestão dos materiais em uso, dos equipamentos de segurança, das horas que já foram gastas, de forma visualmente mais fácil, o que é essencial no contexto das paradas industriais.

Gerenciamento de projetos com o business intelligence
O business intelligence pode ser um grande aliado no gerenciamento de projetos.

Conclusão

A utilização de BI em paradas industriais complementa demais ferramentas normalmente utilizadas, maximizando o sucesso das paradas. Auxiliando na organização com facilidade e eficiência, na distribuição de equipes, dando segurança nas tomadas de decisões e em diversas outras questões. E principalmente, ao facilitar a vizualização do ststus da parada, possibilita ganho financeiro, pois através das análises é possível calcular corretamente a quantidade de material e equipe, por exemplo, evitando assim atrasos e gastos excessivos.

 

E aí Carlos? Gostou?

 

 

Deixe uma resposta