Análise de viabilidade nos projetos industriais

 

A constante globalização do mercado, o aumento da velocidade da tecnologia e a internacionalização econômica são alguns dos fatores que levam as empresas a pensarem estrategicamente em relação às suas instalações industriais, seja na ampliação de uma fábrica para o aumento da capacidade de produção, ou, até mesmo, na construção de uma nova unidade industrial para atender novos mercados e expandir os negócios da organização.

A decisão de realizar um investimento na expansão de uma planta fabril ou na construção de uma nova unidade industrial envolve pesquisas que demandam uma análise crítica e estratégica que contribuirão para uma boa tomada de decisão, com menores chances de erro, que irão mostrar se o investimento será viável e se será capaz de trazer retornos financeiros para a empresa.

Com isso, adotar estratégias e utilizar ferramentas de gerenciamento são importantes para analisar a consistência e rentabilidade de um empreendimento industrial. Nesse aspecto, uma importante ferramenta é o estudo de viabilidade econômico-financeira de um projeto.

Um estudo de viabilidade econômica e financeira é realizado por profissionais especializados e é a ferramenta ideal para começar qualquer projeto. O estudo tem o objetivo de avaliar o empreendimento, considerando todos os pontos necessários para verificar se o mesmo terá condições de manter-se nos primeiros tempos, e também no futuro, estabelecendo os parâmetros para a continuidade do negócio.

O estudo de viabilidade pode proporcionar a garantia de que o empreendimento, por exemplo, estará sendo implantado no local correto, atendendo um público alvo definido e propiciando a implantação de estratégias para que a indústria tenha a confiança necessária para investir.

Uma análise aprofundada do mercado, o levantamento do público alvo, os custos iniciais e os investimentos necessários, entre outros itens, devem dar início ao projeto de viabilidade, criando projeções e números para comprovar ou não o retorno do investimento realizado, podendo fornecer as informações necessárias para que a indústria saiba se deve ou não ir adiante com seu projeto.

Com esse conjunto de fatos analisados e apurados, a indústria irá traçar seu plano de ampliação ou de construção de uma nova unidade em cima de bases sólidas, e com um bom estudo de viabilidade econômica financeira, ela ainda pode alinhar suas expectativas com a necessidade do cliente e evitar problemas antes que um investimento seja feito, além de adaptar sua estratégia empresarial para o crescimento.

Deixe uma resposta