Como obter sucesso em seus projetos: Definição do escopo

De acordo com a definição do Aurélio, escopo é o “objetivo que se pretende atingir; limite ou abrangência de uma operação”. E, o escopo de um projeto ou de um produto é exatamente isso! Ou seja, traduz o objetivo que se pretende atingir.  Sua definição é vital para o alcance das metas de uma organização.

No contexto do gerenciamento de projetos, há o escopo do projeto e do produto do projeto. O escopo do produto do projeto reúne todas as características, funções dentre outras especificações que delimitam como será o produto, serviço ou resultado entregue pelo projeto. Já o escopo de um projeto é todo o trabalho necessário, e somente o necessário, para concluir o projeto com sucesso, podendo incluir também a definição de escopo do produto (PMBOK®, 5ª edição).

O sucesso de um projeto está diretamente relacionado com a definição de seu escopo. Isso porque um escopo bem definido e delimitado faz com que todas as partes interessadas do projeto entendam as entregas e o que não está contemplado no escopo, além de fazer com que todo o esforço de trabalho seja direcionado de maneira correta possibilitando o alcance do real objetivo do projeto.

Uma das ferramentas mais utilizadas no gerenciamento de projetos para descrever o escopo é a EAP (Estrutura Analítica do Projeto), também conhecida como WBS (Work Breakdown Structure). Essa estrutura mostra as principais entregas de um produto ou projeto para se atingir o resultado final.

Dessa forma, o gerenciamento do escopo é extremamente importante para assegurar que o esforço de todo o trabalho seja direcionado para o alcance dos resultados do projeto de acordo com suas restrições. O PMBOK® define alguns processos para que o gerenciamento do escopo aconteça de maneira eficiente:

  • Planejamento do gerenciamento do escopo: “ Processo de criar um plano de gerenciamento do escopo do projeto que documenta como tal escopo será definido, validado e controlado. ”
  • Coleta de requisitos: “ Processo de determinar, documentar e gerenciar as necessidades e requisitos das partes interessadas a fim de atender aos objetivos do projeto. ”
  • Definição do escopo: “ Processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. ”
  • Criação da EAP:  “ Processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. ”
  • Validação do escopo: “ Processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto. ”
  • Controle do escopo: “ Processo de monitoramento do andamento do escopo do projeto e do produto e gerenciamento das mudanças feitas na linha de base do escopo. ”

Todos estes processos são importantes para o sucesso do projeto, sendo que, a compreensão e definição do escopo é requisito não apenas para outros processos de gerenciamento de escopo, mas também para definição de recursos, elaboração do cronograma e gestão dos riscos.

1 comentário sobre “Como obter sucesso em seus projetos: Definição do escopo”

  1. Pingback: Conheça as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos – Sigma Gerenciamento de Projetos

Deixe uma resposta