OPM3®: Saiba o nível de maturidade de sua empresa em gerenciamento de projetos

No mundo atual, as organizações realizam uma grande quantidade de projetos, seja para aumento da capacidade produtiva, redução de custos, desenvolvimento de novos produtos e serviços, atendimento à normas regulamentadores ou implementação de novas tecnologias. Estes projetos, entretanto, não devem ser realizados randomicamente, mas de maneira coerente às necessidades e estratégias do negócio. Desta maneira, a empresa obterá melhores resultados, melhor rendimento e aumento da vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

Desta maneira, adotar o Gerenciamento Organizacional de Projetos, é uma importante ferramenta para o sucesso dos negócios. Um dos principais aspectos críticos para que as organizações encontrem melhorias significativas em seus processos de gerenciamento de projetos é o diagnóstico de sua maturidade. Este diagnóstico engloba o entendimento e a determinação do nível de maturidade da organização em relação ao gerenciamento de seus projetos, programas e portfólio, além de processos e metodologias utilizadas.

No mercado são disponibilizadas algumas ferramentas que possibilitam este diagnóstico da maturidade organizacional de maneira adequada. O OPM3® (Modelo de Maturidade de Gerenciamento Organizacional de Projetos) é um dos padrões fundamentais do PMI® (Project Management Institute), guia para se atingir a maturidade organizacional em projetos.

A OPM3 é um padrão mundialmente reconhecido de melhores práticas para avaliar e desenvolver capacidades organizacionais na Gestão de Projetos, Programas e Portfólios. A ferramenta representa um guia para se atingir a maturidade organizacional em projetos.

A aplicação da OPM3 auxilia as organizações a melhorarem seus processos e medirem sua maturidade sobre um conjunto vasto de melhores práticas organizacionais. Entre os benefícios que a aplicação da ferramenta proporciona às organizações, destacam-se:

  • Diagnóstico da maturidade em relação às práticas de gestão de projetos, programas e portfólios;
  • Auxílio no desenvolvimento do Plano de Melhorias de seu desempenho;
  • Identificação das melhores práticas que apoiam a implementação da estratégia organizacional por meio de projetos bem sucedidos;
  • Aumento da ligação entre o planejamento estratégico e a execução, potencializando os resultados dos projetos.

É interessante que a empresa contrate uma consultoria em gerenciamento de projetos, com profissionais capacitados para analisar os processos atuais, criar recomendações e objetivos de melhoria a curto prazo.

1 comentário sobre “OPM3®: Saiba o nível de maturidade de sua empresa em gerenciamento de projetos”

Deixe uma resposta