Como um escritório de gerenciamento de projetos pode contribuir para o sucesso da sua empresa

O ambiente organizacional está cada vez mais complexo, haja vista o cenário de grande concorrência e fortes mudanças no mercado. Organização e agilidade também são temas cada vez mais necessários nas corporações, o que reflete em uma busca incessante pelo aumento da qualidade, excelência no gerenciamento dos projetos e maior retorno sobre os investimentos. Por isso, a gestão de projetos tem um papel cada vez mais importante e várias empresas tem implementado seus escritórios de projeto – PMO (Project Management Office).

Segundo o PMI, Project Management Institute, o PMO é uma “estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos, e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas”.

Quanto às responsabilidades do PMO, elas podem variar de acordo com sua estrutura e nível de controle na empresa:

  • PMO de Suporte: atua como consultor no projeto, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações, além de lições aprendidas em outros projetos.
  • PMO de Controle: Além de oferecer suporte, controlam e exigem conformidade com estruturas e metodologias em formulários, modelos e ferramentas específicas.
  • PMO Diretivo: Realizam o gerenciamento direto de projetos e possuem alto nível de controle na empresa.

A implantação de um escritório de gerenciamento de projetos na organização possibilita o alinhamento entre os projetos e avaliação de seus resultados, analisando se estes estão contribuindo para o alcance da estratégia.

Portanto, o PMO pode ser a chave para alavancar os resultados de uma empresa, otimizando seus resultados em projetos e proporcionando um maior auxílio ao gerenciamento. Dentre os benefícios diretos relacionado à implementação do PMO, é possível destacar:

  • O desenvolvimento e manutenção de metodologia própria, baseada nas melhores práticas em gestão de projetos;
  • Padronização dos procedimentos e processos;
  • Gerenciamento das lições aprendidas;
  • Análise de viabilidade técnico-financeira;
  • Centralização do controle dos projetos e tarefas;
  • Acompanhamento dos principais indicadores dos projetos;
  • Garantir a capacitação da equipe;
  • Melhorar o fluxo das comunicações;

Desta maneira, é possível destacar que a implementação de um escritório de gerenciamento de projetos pode contribuir fortemente com o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

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