Quais as diferenças entre PMI e IPMA?

O PMI (Project Management Institute) e o IPMI (International Project Management Association) são as principais organizações de gerenciamento de projetos do mundo. Ambas as são sem fins lucrativos e possuem certificações em gerenciamento de projetos.

O PMI foi fundado em 1969 por cinco voluntários, nos Estados Unidos e seu primeiro seminário se realizou em Atlanta. É a maior organização de gestão de projetos do mundo, estando presente em quase todos os países. A sede do PMI fica na cidade da Filadélfia (Pensilvânia, EUA). O PMBOK é o conjunto de boas práticas em gestão de projetos produzidos pelo PMI.

As principais atividades do PMI são: Formular padrões profissionais de gestão de projetos; gerar conhecimento por intermédio da investigação; promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

O IPMA começou suas atividades em 1965 por um grupo de gestores de projetos internacionais, em Viena, sendo uma das mais antigas e prestigiadas organizações internacionais de gerenciamento de projetos do mundo. Trata-se de um padrão europeu, com sede na suíça. Trata-se de uma rede Internacional de Associações de Gerenciamento de Projetos, com associações locais em mais de 45 países, sendo que cada país tem autonomia para atuar nacionalmente, levando em consideração os requisitos e necessidades locais, desde que mantenham as diretrizes da IPMA. O Brasil, é conhecida como Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos.

As principais atividades do IPMA são: Padronização e normas para profissionais; Certificação para profissionais de gerenciamento de projetos; Certificação alinhada à carreira profissional; Padrões de Medições de Competência; Educação, Treinamento e Desenvolvimento; Pesquisa e desenvolvimento; Educação e treinamento; Publicações; Networking; Eventos e congressos; Selos de alinhamento.

Desta maneira, tanto o PMI quanto o IPMA possuem certificações em gerenciamento de projetos. Estas certificações, entretanto, são distintas, não havendo qualquer equivalência entre elas. Quando maior o conhecimento do profissional em gestão de projetos, maior sua capacidade em liderar os projetos de forma efetiva.

1 comentário sobre “Quais as diferenças entre PMI e IPMA?”

  1. Pingback: Conheça as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos – Sigma Gerenciamento de Projetos

Deixe uma resposta