O impacto do gerenciamento de projetos nas obras

O gerenciamento de projetos na área da construção civil passou por muitas mudanças ao longo dos anos, sobretudo com a modernização das tecnologias empregadas para a execução das obras. Com essa inserção de tecnologias no processo de gestão dos projetos, foi possível uma maior agilidade na execução e um monitoramento e controle cada vez mais apurado e preciso. Assim, diminuindo bem o número de falhas por conta de estimativas pouco reais realizadas sem a utilização de ferramentas para auxílio nesse processo.

Para um efetivo gerenciamento de projetos, o gerente precisa estar atento aos prazos e ao orçamento definidos no planejamento, gerenciar bem as aquisições, garantir os padrões ideais de qualidade e desempenho e, principalmente, saber técnicas de gestão de pessoas para lidar com profissionais de formação e experiência técnica diferentes.

No gerenciamento de projetos de construção civil, a elaboração do escopo do projeto, deve levar em conta todo o planejamento físico e orçamentação das obras; toda a parte de aquisições de materiais, contratações e cronograma bem definidos; o planejamento logístico do canteiro de obras; alocação de recursos e também toda a parte operacional da equipe. Além disso, um dos grandes desafios em projetos desta área é também conseguir alinhar os prazos entre contratantes e fornecedores, responsabilidade esta que faz com que muitas empresas tenham dificuldade em controlar e acabem contratando serviços de consultoria e de gerenciadoras especializadas para tal controle.

Dentro da construção de um empreendimento também é fundamental que haja um bom gerenciamento de comunicações, pois, em sua maioria, projetos de construção civil há muitos envolvidos e partes interessadas. Manter uma sincronia entre todas elas é que fará com o que o gerenciamento seja realmente efetivo. Além de se realizar um estudo detalhado do canteiro de obras, a fim de identificar os pontos logísticos e operacionais do projeto, detalhar todos os pontos relativos à equipe do projeto é crucial para se evitar surpresas que impactem no processo de gerenciamento e, consequentemente, no resultado final.

Portanto, o gerenciamento efetivo de projetos pode impactar bastante nos resultados da empresa, com o objetivo sempre de maximizá-los. Assim, é essencial que empresas e profissionais compreendam mais sobre a aplicação das boas práticas em gestão de projetos de maneira correta para, então, atingir facilmente as metas de integração (escopo, orçamento e prazo) e o cumprimento dos requisitos dos projetos.

Deixe uma resposta