Você sabe o que são Indicadores Chave de Performance?

Certamente quem já teve contato com o gerenciamento de projetos já ouviu a máxima de que o que não pode ser medido, não é gerenciável. Assim, o controle dos KPIs (Key Performance Indicator, ou indicadores de performance-chave, em português) é essencial para que sua empresa garanta sempre que todos os projetos estejam caminhando conforme o planejado. Saber definir bem quais os melhores indicadores e, principalmente, como apresenta-los nas reuniões, fazem dos gerentes de projetos profissionais diferenciados. É na apresentação dos KPIs para as respectivas partes interessadas do projeto, que os gerentes mostram os resultados do andamento do gerenciamento e seu desempenho, enquanto profissionais, é posto à prova.

Os indicadores são importantes, pois após defini-los e acompanhá-los continuamente por um determinado período de tempo, é possível com que se trace um comparativo de objetivos e resultados alcançados, possibilitando também, uma análise de ações corretivas para o que não está indo bem no projeto e até na revisão de metas.

Quais os principais indicadores?

Os principais indicadores podem se resumir em indicadores de impacto, efetividade, desempenho e operacionais. Sendo estes indicadores macro, subdivididos em alguns outros como eficiência, eficácia, capacidade, produtividade, efetividade, rentabilidade, dentre outros. Cada projeto deve possuir os seus KPIs para um monitoramento e controle efetivo, cabendo ao gerente de projetos na etapa de planejamento, definir junto às partes interessadas, quais serão os melhores para o acompanhamento dos trabalhos. Índices como, por exemplo, desenvolvimento do cronograma, produtividade da equipe do projeto, execução do orçamento, satisfação do cliente e retorno sobre o investimento (ROI) são exemplos do que pode ser medido por meio dos KPIs.

A gestão de projetos deve ser algo muito bem pensado e o ideal é que nada seja feito de forma intuitiva, mas sempre embasada nas boas práticas em gerenciamento de projetos. Desta forma, para esta efetividade, os KPIs precisam estar alinhados diretamente ao negócio das empresas e aos objetivos principais de cada projeto. Quando não se utiliza corretamente os indicadores, as chances de que recursos sejam desperdiçados é muito grande.

E nenhuma empresa quer desperdiçar recursos, não é verdade? Para auxiliá-las, é muito comum a contratação de consultoria externa em gerenciamento de projetos para que o monitoramento e controle dos KPIs seja realizado de forma muito mais focada para trazer resultados excepcionais.

 

Deixe uma resposta