Equilíbrio entre Escopo, Prazo e Custo: essencial para a garantia da qualidade e de bons resultados

Quando se lida diretamente com projetos, há a possibilidade de ocorrer certos impasses que faz com que os mesmos, às vezes, não saiam exatamente conforme o planejado. Na maioria dos projetos realizados por empresas dos mais variados portes, os recursos são limitados. Desta maneira, quando há alguma alteração em alguma área do planejamento, principalmente, escopo, orçamento e prazo, há um impacto nos demais.

Neste contexto, o gerenciamento efetivo e integrado dos projetos se faz muito necessário para que estes impasses que possam surgir ao longo da execução sejam identificados na etapa de planejamento e mitigados posteriormente. Porém, um bom profissional de gestão de projetos deve estar sempre atento e apto a gerenciar o equilíbrio entre escopo, prazo e custo, que também é chamado de restrição tripla.

A importância da chamada ‘restrição tripla’ para o sucesso dos projetos é grande, pois impacta diretamente na qualidade dos projetos.

A Restrição Tripla pode ser representada pela forma de uma pirâmide e leva em consideração três das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos: Escopo, Prazo e Custo. Estas áreas funcionam de forma totalmente integrada e devem ser pensadas sempre em conjunto para garantir a qualidade do projeto. Afetando uma das variáveis desta restrição, automaticamente há um impacto em pelo menos uma das duas outras áreas.

Para facilitar este entendimento, aqui vão dois exemplos: quando se aumenta o escopo de um determinado projeto, será necessário um maior prazo para a execução e o custo ficará mais caro; ou simplesmente quando se quer diminuir o prazo de realização do projeto, é preciso aumentar o custo ou reduzir o escopo.

Como impacta diretamente na qualidade, a importância da restrição tripla para o sucesso dos projetos é grande. Tendo total controle das variáveis de escopo, prazo e custo, principalmente, o gerente de projetos estará preparado para agir caso haja alguma interferência ao longo de toda a execução. Vale lembrar que, em alguns casos, com uma certa margem de contingência definida no planejamento do projeto é possível que haja alterações em alguma das áreas da restrição tripla sem afetar muito a qualidade do projeto. Porém, o profissional deverá analisar a viabilidade e o valor da contingência com base no gerenciamento dos riscos do projeto.

 

2 comentários sobre “Equilíbrio entre Escopo, Prazo e Custo: essencial para a garantia da qualidade e de bons resultados”

  1. Pingback: Conheça as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos – Sigma Gerenciamento de Projetos

Deixe uma resposta