Compreendendo de um vez por todas o que são projetos, programas e portfólio

Para se manter estáveis no mercado, as empresas precisam cada vez mais focarem seus esforços para levarem ao público produtos e serviços inovadores e que surpreenda-os. A competitividade do mercado atual faz com que as empresas busquem o gerenciamento estratégico de projetos a fim de atingir os resultados esperados.

Profissionais discutindo projetos, programas e portfólios

Antes de mais nada, três conceitos precisam estar bem interligados e compreendidos por todos os integrantes das equipes de projetos. Estamos falando dos conceitos de projetos, programas e portfólios. Destrinchamos os três termos abaixo para você compreender melhor cada um deles.

Projetos

Para a definição de projeto, recorremos ao PMBOK®, guia de extrema relevância na gestão de projetos, elaborado pelo Project Management Institute (PMI)®. No guia, projeto é definido como “esforço temporário empreendido para criar um novo produto, serviço e resultado exclusivo”.

Os projetos possuem início e fim e o mesmo termina quando os objetivos definidos previamente nas etapas de iniciação e planejamento forem atingidos. Este mesmo guia define o gerenciamento de projetos como a “aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos”, integrando cerca de 47 processos divididos em dez áreas de conhecimento (integração, escopo, custo, qualidade, aquisições, recursos humanos, comunicações, riscos, tempo e partes interessadas).

Programas

Os programas são conjuntos de projetos bem articulados, com uma ligação entre si e que visam objetivos e benefícios comuns. Os programas podem ser idealizados como um projeto mais complexo, desmembrado em outros menores ou por um agregado de projetos relacionados de certa forma, que irão gerar algum benefício comum. Para ficar mais fácil a compreensão, aqui vai um exemplo:

A Copa do Mundo no Brasil, em 2014, pode ser tratada como um exemplo e tem como benefícios a geração, atração turistas estrangeiros e impactos econômicos. Para que se atinja estes benefícios do programa, há vários projetos como a construção e reforma dos estádios e estradas, ampliação do sistema de aeroportos, dentre outros. Todos estes projetos impactam diretamente nos benefícios do programa ‘Copa do Mundo’.

Portfólios

Um portfólio é composto por um agrupamento de projetos, programas e outras atividades que estejam totalmente alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. De acordo com o PMBOK®, o gerenciamento de portfólios se concentra em assegurar que os projetos e programas sejam analisados a fim de priorizar a alocação de recursos, e seja consistente e alinhado com as estratégias organizacionais.

Compreendendo bem cada um destes pontos iniciais no estudo de gerenciamento de projetos, a equipe estará mais integrada e alinhada com os objetivos da organização. E não é somente privilégio do gerente de projetos saber cada um destes itens. Todos devem estar cientes dos conceitos para um melhor rendimento no trabalho e entendimento de suas respectivas funções.

Mesmo compreendendo estas noções de gestão de projetos, dependendo do porte ou tamanho da empresa ou do projeto em questão, às vezes, a capacitação da equipe e a contratação de serviços de consultoria na área com profissionais especializados e focados na resolução dos problemas específicos dos projetos pode ser a melhor solução viável para que seus resultados sejam muito mais eficientes.

 

8 comentários sobre “Compreendendo de um vez por todas o que são projetos, programas e portfólio”

Deixe uma resposta