Gestão de projetos alinhada ao planejamento estratégico potencializa os resultados das organizações

Buscar se reinventar no mercado e avaliar as práticas e processos internos, abrindo a possibilidade para implantação de novos projetos que estejam alinhados com o planejamento estratégico, é uma das formas que as empresas possuem de manter a competitividade e a sustentabilidade atualmente.

como alinhar gestão de projetos e planejamento estratégico
É essencial a sinergia entre a estratégia das organizações com a gestão de projetos para o sucesso das mesmas.

Cada vez mais as empresas estão percebendo a necessidade de se alinhar os projetos com os negócios, definindo e disseminando as suas estratégias para a equipe. Quando a organização conhece bem os objetivos de seu respectivo planejamento estratégico e eles ficam claros a todos, fica mais fácil definir e priorizar os projetos e investimentos. O trabalho do gerente de projetos também é facilitado, pois ele tem parâmetros para alocar os recursos nos projetos, sempre levando em conta a estratégia da empresa para obter resultados excepcionais.

É de suma importância a sinergia entre a estratégia das organizações com a gestão de projetos para o sucesso das mesmas. Cada projeto realizado deve estar totalmente interligado com os objetivos macros, táticos, indicadores, estratégias e metas do planejamento estratégico. O gerente de projetos deve ponderar muito bem todos os pontos de cada projeto, em conjunto com com a alta direção, antes de priorizar um ou outro e deve ver se realmente faz sentido a execução dos mesmos e se estão alinhados com a política e a estratégia da empresa. Esta decisão pode afetar totalmente o planejamento, resultando no insucesso dos projetos e, dependendo do caso, da própria organização.

Neste contexto, a gestão de projetos tem uma importância muito grande para a maximização dos resultados internos. Se torna uma questão de sobrevivência no mercado, a seleção de projetos estratégicos que gerem valor para as organizações, pois na maioria dos casos, os recursos são limitados. Estando os projetos alinhados ao planejamento estratégico e gerente e equipe de projetos, executando-os de acordo com as boas práticas em gerenciamento de projetos, a possibilidade de sucesso das empresas e do atingimento das metas do planejamento estratégico é infinitamente maior.

 

Deixe uma resposta