Mercado de Tecnologia da Informação está cada vez mais competitivo

Com a competitividade cada vez mais acirrada no mercado, as empresas de Tecnologia da Informação estão buscando se adaptar ao comportamento e aos desejos de seu público-alvo, inovando no atendimento das demandas. A presença online por parte das organizações, a preocupação constante com a segurança das transições realizadas por meio de softwares e o fluxo de dados online são importantes neste contexto, pois o número de pessoas que buscam facilidade, praticidade e segurança, principalmente, nos momentos de decisão de compra aumenta a cada ano.

Por este motivo, os investimentos das empresas da área tendem a ser cada vez mais altos e o setor deve estar preparado para aproveitar as oportunidades que o mercado proporciona. Para isto, os profissionais precisam estar capacitados para estarem prontos para as constantes inovações na área de tecnologia.

Para quem trabalha nesta área, a pressão aumenta consideravelmente nesta situação, já que a procura por mão de obra especializada é grande. Com o aumento da demanda, muitas vagas estão surgindo, porém acabam não sendo preenchidas pela falta de capacitação dos profissionais deste segmento. Se continuar nesta perspectiva, de acordo com dados da Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o país pode chegar com um déficit de 408 mil profissionais de TI em 2020.

Hoje em dia, apenas uma graduação não está sendo mais suficiente para chamar a atenção das empresas. A exigência por atividades extra-curriculares, bem como cursos complementares para profissionais, têm sido alta no momento das contratações de profissionais da área de TI, fazendo com que aqueles que desejam boas colocações se mantenham completamente atualizados sobre as tendências desta área bem dinâmica que é a tecnologia.

Variedade de Projetos de TI

As empresas estão voltando cada vez mais a sua atenção para o gerenciamento de projetos na área de TI nos últimos tempos. A inovação na área da tecnologia da informação faz com que o número de projetos cresça cada vez mais e, para isso, saber bem como gerencia-los é fundamental para qualquer profissional de TI que queira se destacar dos demais e realizar entregas com qualidade e dentro dos requisitos estabelecidos. Uma boa gestão de projetos pode otimizar os trabalhos de forma assertiva, garantindo bons resultados.

Capacitações em gerenciamento de projetos de TI; em métodos ágeis aplicados à realidade da área, como o Scrum, por exemplo; e também em ferramentas de gestão de projetos, como o MS Project, acabam sendo bons diferenciais para quem deseja ter destaque no currículo, atualizar os conhecimentos na área de formação e adaptá-los aos seus trabalhos de forma mais eficaz.

Para quem já atua ou deseja atuar no setor de Tecnologia da Informação, vale a pena pesquisar capacitações na área e se preparar para obter um currículo de peso, pois a concorrência tende a crescer a cada dia que passa. E as empresas estão de olho nos diferenciais dos profissionais para contratá-los e adequá-los em seu quadro interno!

 

5 comentários sobre “Mercado de Tecnologia da Informação está cada vez mais competitivo”

Deixe uma resposta