A importância do MS Project para o planejamento estratégico organizacional

 

Gerenciar projetos é uma atividade que demanda disciplina, foco e organização a todo tempo, tanto por parte do gerente de projetos quanto de sua equipe.  Para que tudo ocorra conforme o planejado e o andamento dos projetos não tenham grandes transtornos até o encerramento, algumas ferramentas são essenciais neste controle, como é o caso do MS Project, uma das ferramentas mais utilizadas pelas organizações no mundo, de acordo com dados da última pesquisa PM Survey.

Cerca de 74% das empresas utilizam o MS Project para a gestão de seus projetos. Com este número bastante expressivo, é notório que aqueles profissionais que souberem aplicar as melhores práticas do gerenciamento de projetos, dominando todas as funcionalidades desta ferramenta, serão mais visados no mercado de trabalho.

O software auxilia os profissionais no gerenciamento de projetos de todas as áreas de atuação, desde olanejamento, a execução e até o monitoramento e controle. Assim, é possível a clara visualização de todos os pontos do projeto, a fim de que seja garantido o cumprimento de todos os requisitos.

Organizar o projeto em tarefas e grupos de tarefas; sequenciar as atividades; controlar os recursos; acompanhar em tempo real os custos, atividades, andamento e as alocações no projeto e visualizar as estatísticas e criação de relatórios referentes ao projeto são algumas das principais funcionalidades que a ferramenta possui e que todo profissional que vislumbre uma boa colocação no mercado deve dominar.

Auxílio em projetos estratégicos

De forma geral, a ferramenta também pode ser extremamente útil para o acompanhamento do planejamento estratégico das organizações, durante a sua vigência. Além da gestão dos projetos organizacionais, acompanhar o andamento de metas e gerenciar os indicadores para se chegar aos objetivos táticos e macros, tornam-se tarefas bem mais simples quando se utiliza o MS Project.

Por mais que o MS Project possua uma infinidade de funcionalidades, ele não faz nada sozinho. É preciso que quem o utilize se dedique na criação do projeto e se preocupe em estar atualizando as informações necessárias na ferramenta de forma constante. Capacitações sobre a ferramenta são extremamente importantes para que o profissional saiba aplicar as boas práticas em gerenciamento de projetos da melhor forma e o projeto flua com eficácia.

 

1 comentário sobre “A importância do MS Project para o planejamento estratégico organizacional”

  1. Pingback: Conheça as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos – Sigma Gerenciamento de Projetos

Deixe uma resposta