Comunicação em Projetos: uma das competências essenciais no gerenciamento de projetos

Uma das áreas de conhecimento mais importantes dentro da gestão de projetos, e que contribui fortemente para o sucesso dos mesmos, é a comunicação. Entretanto, muitos gerentes de projetos e demais membros das equipes ainda não dão o devido valor à importância do gerenciamento das comunicações como elemento de sucesso nos projetos das organizações.

Executivas observando explicação do gerente de projetos
As informações precisam ser direcionadas para as pessoas certas e, em todo e qualquer comunicado, o emissor deve se certificar de que o receptor compreenda bem o que está sendo falado para evitar mal-entendidos nessa troca de informações do projeto.

Em projetos dos mais diversos portes e segmentos, o fluxo de informações tende a ser cada vez mais intenso. Mas é imprescindível que todos os envolvidos na execução dos projetos, não somente o gerente, tenham conhecimentos de formas eficazes de se comunicar, a fim de se evitar falhas no repasse de informações entre as partes interessadas.

De acordo com dados do relatório geral PM Survey, a comunicação é apontada por 42,2% das organizações como a principal deficiência dos gerentes de projetos; e por 62,02% das organizações como a competência mais necessária e valorizada no gerenciamento de projetos. A pesquisa foi organizada voluntariamente pelos capítulos do Project Management Institute (PMI)® de diversos países, e que conta com a participação de centenas de organizações no mundo.

O gerenciamento efetivo das comunicações é fundamental. Nele deve ser desenvolvida uma abordagem apropriada e o plano de comunicação do projeto, tendo como base as necessidades de informações e requisitos das partes interessadas, além dos ativos organizacionais disponíveis. As informações precisam ser direcionadas para as pessoas certas e, em todo e qualquer comunicado, o emissor deve se certificar de que o receptor compreenda bem o que está sendo falado para evitar mal-entendidos nessa troca de informações.

A comunicação está presente em vários âmbitos dos projetos como, por exemplo, no alinhamento dos objetivos e na disseminação para a equipe, visando o comprometimento de todos; na tomada de decisões, em negociações e reportes de todos os tipos, na delegação das atividades, na administração de todos os registros dos projetos, dentre outros.

Portanto, ter ciência da importância da comunicação na gestão dos projetos e buscar se capacitar nas formas efetivas de se comunicar com cada uma das partes interessadas podem alavancar sua carreira e contribuir para a conquista de resultados relevantes na execução de todos os trabalhos das organizações

2 comentários sobre “Comunicação em Projetos: uma das competências essenciais no gerenciamento de projetos”

  1. Excelente publicação, concordo plenamente que um dos fatores mais importantes para o sucesso do projeto é a comunicação! Já vi vários projetos atrasarem ou extrapolarem o custo porque a informação foi distorcida ou até mal delegada.

  2. Pingback: Conheça as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos – Sigma Gerenciamento de Projetos

Deixe uma resposta