As vantagens do MS Project para a Construção Civil

Gerenciar uma obra não é uma tarefa muito simples. São vários os problemas que podem ser enfrentados pelo profissional responsável pelo controle do projeto ao chegar em um campo de obras, sendo os principais deles relativos ao prazo de entrega do empreendimento e aos custos de execução da obra como um todo.

Dessa forma, o conhecimento amplo em gestão de projetos e da utilização de ferramentas específicas para controle dos trabalhos se faz cada vez mais necessário. Uma das ferramentas mais utilizadas para o gerenciamento efetivo dos projetos e que certamente pode auxiliá-lo no controle das obras e demais projetos de construção civil é o MS Project.

Você que é engenheiro civil ou está à frente de uma obra, se capacitar em MS Project pode fazer toda a diferença na sua carreira.

O software produzido pela Microsoft auxilia o gerente de projetos durante todo o planejamento, gestão e comunicação dos projetos entre todas as partes interessadas, fazendo com que quem o domine se destaque no mercado. Mais do que o trabalho operacional de preencher as planilhas no MS Project é preciso capacitação e conhecimento para saber analisar os dados dos relatórios e traçar planos de ação junto à equipe para tentar solucionar e/ou minimizar as falhas durante o projeto. O engenheiro civil ou gerente de projetos, que possua estas habilidades ou que deseje potencializá-las, pode conseguir bons resultados ao tocar as obras em que esteja atuando, utilizando do MS Project.

Realizar estimativas realistas de tempo de execução e o agendamento correto das atividades; criar relatórios mais abrangentes para um melhor controle das ações da equipe; e auxiliar no gerenciamento de todos os recursos envolvidos nas obras; são apenas alguns dos fatores que fazem do MS Project bem popular, não somente na área de construção civil, mas em todas as outras.

Uma dica fundamental de utilização do software é se atentar para as atividades do projeto e ver se todas estão linkadas com suas predecessoras de forma correta. Assim, o controle geral dos prazos, custos e demais recursos de suas obras fluirá melhor e com menor possibilidade de falhas na execução.

O MS Project possui vantagens enormes para quem o utiliza em seus projetos. Você que é engenheiro civil ou está à frente de uma obra e ainda não sabe como otimizar o gerenciamento dos projetos de construção civil, não deixe de se capacitar nesta ferramenta mundialmente utilizada e de ampliar as possibilidades de melhores resultados no trabalho e na carreira.

5 comentários sobre “As vantagens do MS Project para a Construção Civil”

  1. Pingback: Conheça as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos – Sigma Gerenciamento de Projetos

  2. Pingback: Porque amamos cronogramas e você também deveria! – Sigma Gerenciamento de Projetos

Deixe uma resposta