Como otimizar os resultados da sua obra

Existe aquela máxima de que qualquer construção, por menor que seja, sempre é algo complicado e que gera muito desgaste. Porém, quando os conhecimentos de gestão de projetos são aplicados nas obras, muitos problemas podem ser minimizados ou até evitados, fazendo com que o resultado final dos empreendimentos saia próximo do planejado. Na etapa do planejamento, o gerente de projetos analisa os processos e elabora todas as estratégias necessárias para que as obras atinjam os resultados desejados, para que assim, os projetos sejam entregues no prazo e custo previstos e com qualidade.

Garantir que os materiais utilizados em sua obra sejam de qualidade é imprescindível para garantir o melhor resultado final.

Para alcançar melhores resultados, algumas dicas são fundamentais, possibilitando que os processos envolvidos nas construções sejam otimizados e sua gestão seja eficaz. Listamos a seguir algumas dicas de como melhorar os processos nos projetos da construção civil:

  • Planejamento detalhado

Antes de se realizar o planejamento completo da obra é preciso que o gerente de projetos compreenda o escopo completo do empreendimento, analise bem o prazo em que deve entregar o projeto e realize todos os orçamentos necessários. Assim, ele poderá ter uma visão mais detalhada da demanda de recursos que serão necessários para cumprir os requisitos. Além disso, todas as etapas do processo de construção devem ser bem destrinchadas e, durante a execução, os prazos devem ser seguidos desde a primeira etapa até a última. O planejamento do canteiro de obras também é importante, pois precisa ser organizado de forma a facilitar toda a logística no período da construção.

  • Visão estratégica na logística e na operação da obra

Toda a parte logística e operacional das obras deve ser bem planejada de acordo com cada empreendimento, levando em conta todos os itens relacionados como espaço do canteiro de obras, materiais necessários e pessoal envolvido. Os locais de armazenamento dos materiais e a logística de transporte dos mesmos dentro do canteiro de obras deve ser bem definido pelo gerente de projetos. Tendo tudo anotado em seu planejamento, fica muito mais fácil para o gerente controlar os pontos em que podem ocorrer falhas e se antecipar para que as mesmas não aconteçam.

  • Garantia de qualidade na aquisições de materiais

Garantir que os materiais utilizados em sua obra sejam de qualidade é imprescindível para garantir o melhor resultado final. Para isso, o gerente de projetos deve avaliar cada um de seus fornecedores a fim de ter o máximo de certeza da capacidade de cada um e ainda se os mesmos irão atender a todas as demandas da construção nos prazos definidos. Se um fornecedor atrasar a entrega de determinado material, por exemplo, isso pode impactar diretamente no planejamento e no resultado final. Portanto, gerenciar as aquisições, analisando criteriosamente a capacidade dos fornecedores, não apenas no âmbito financeiro, mas também da qualidade dos produtos e dos prazos de entrega, é fundamental para o sucesso do empreendimento.

  • Gerenciamento efetivo dos riscos

Todos os riscos que podem afetar diretamente a construção devem ser identificados pelo gerente de projetos desde a concepção do empreendimento, sendo que na fase de planejamento, estes devem ser criteriosamente identificados, analisados e quantificados, viabilizando a elaboração de planos de ação que mitiguem, transfiram ou eliminem as possíveis interferências no projeto. Se os riscos não são identificados e os desvios acontecem, podem impactar negativamente no cumprimento dos indicadores das linhas de base (escopo, custo e prazo), afetando negativamente o resultado final do empreendimento. Além do gerenciamento efetivo dos riscos, ter uma equipe especializada e, principalmente, bem alinhada ao propósito definido no planejamento da obra, auxilia muito na execução e na garantia de um serviço de qualidade.

  • Acompanhamento de todo o projeto

O monitoramento e o controle da construção é essencial para que tudo saia conforme o planejado e todos os requisitos definidos no planejamento sejam atendidos. O papel do gerente de projetos é de extrema importância, pois é ele quem detém todas as necessidades do projeto, entende cada etapa de forma detalhada, divide a equipe de acordo com suas experiências e deve trabalhar de forma árdua para garantir o melhor resultado. Por isso, é fundamental que o mesmo entenda os conceitos de liderança em projetos, seja um exemplo e se capacite constantemente para atualizar os seus conhecimentos em gerenciamento de projetos e também nas ferramentas necessárias para tal.

  •  Atualizar seus conhecimentos

Os conhecimentos na área de gerenciamento de projetos são bem amplos, sendo necessária a atualização constante do profissional, para que ele sempre esteja ciente das tendências e melhores práticas. Com capacitações e especializações, o profissional poderá almejar melhores cargos em seu trabalho, por exemplo. O sucesso profissional dependerá do conhecimento amplo de cada um e na efetividade da aplicação dos mesmos em seu trabalho. Portanto, buscar se especializar ou simplesmente atualizar seus conhecimentos na área será um diferencial.

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