Por que se capacitar em gerenciamento de projetos?

A figura do gerente de projetos se tornou bastante requisitada nos últimos tempos. Muitas empresas já estão cientes de que a atuação deste profissional pode trazer inúmeros benefícios e melhora consideravelmente os resultados da organização. O gerente de projetos responde pelo planejamento, execução e acompanhamento dos projetos, visando sempre que os requisitos pré-estabelecidos sejam atingidos e os projetos sejam entregues com qualidade, dentro do prazo e com o melhor custo-benefício.

O Gerenciamento de Projetos auxilia nos trabalhos e até mesmo nos resultados da vida pessoal, quando aplicados corretamente.

Ser comprometido, movido a desafios, ter boa capacidade de liderança, saber se comunicar bem com todas as partes interessadas, ter uma excelente capacidade de negociação e, acima de tudo, ser proativo em aprender constantemente sobre as áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos, são algumas das competências intrínsecas ao gerente de projetos e que ele precisa ter sempre em mente.

Qualquer pessoa que lida diretamente com projetos e possui um perfil multidisciplinar pode vir a se tornar um gerente. Porém, caso esta pessoa tenha visão a longo prazo, deseje alcançar melhores cargos e ter um desenvolvimento pleno em seu plano de carreira, é necessário que ela se capacite constantemente na aplicação das melhores práticas em gerenciamento de projetos. Podendo, assim, assumir com o tempo cargos como gerente de portfólio ou gerente do escritório de projetos (PMO), por exemplo. Tudo dependerá do conhecimento amplo de cada um e na efetividade da aplicação dos mesmos em seu trabalho. Portanto, buscar se especializar ou simplesmente atualizar seus conhecimentos na área será um diferencial para o sucesso profissional.

Caso a pessoa não tenha ambição de alçar voos maiores em empresas de grande porte, conhecendo as técnicas, habilidades e ferramentas de gerenciamento de projetos, ela certamente poderá ter bons resultados nos projetos em que atua, independente do porte do mesmo. Indo além, com a aplicação do gerenciamento de projetos, as chances de superar as expectativas do cliente são muito grandes.

Aqueles que possuem os conhecimentos em Gerenciamento de Projetos tendem a ter um grau de organização maior não somente no trabalho direto com projetos, mas até mesmo na vida, garantindo assim uma qualidade pessoal e resultados muito maiores!

1 comentário sobre “Por que se capacitar em gerenciamento de projetos?”

  1. Pingback: Conheça as 10 áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos – Sigma Gerenciamento de Projetos

Deixe uma resposta