Gerenciamento de projetos para o sucesso de seu negócio

Segundo o Guia PMBOK®, projeto é definido como um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo e possui prazos definidos de início e de término. O término de um projeto é alcançado quando os objetivos do projeto são atingidos – definindo assim, que houve um bom gerenciamento. Mas também, um projeto pode ser encerrado quando os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados; quando a necessidade do projeto deixar de existir; ou simplesmente quando o cliente desejar encerrá-lo. Na maioria destes casos, a falha começa no planejamento do gerente de projetos.

executivos reunidos discutindo projetos
A tendência é que o número de empresas que busquem projetizar seus modelos de negócios aumente consideravelmente.

Os resultados de um projeto podem ser tangíveis ou intangíveis e, quando se fala em esforço temporário, não se aplica ao resultado do projeto em si, pois muitos dos projetos geram resultados que podem durar horas ou até séculos. O termo se refere ao engajamento do projeto e à sua longevidade.

Por que é importante entender sobre gerenciamento de projetos?

Muitas organizações, devido ao contexto competitivo do mundo globalizado, estão voltando cada vez mais suas ações para uma gestão de projetos de forma coordenada para obterem melhores resultados.

A cultura da importância do gerenciamento de projetos para as organizações auxilia e muito nos resultados das empresas que já o aplicam em seus negócios. A tendência é que o número de empresas que busquem projetizar seus modelos de negócios aumente consideravelmente. Segundo pesquisa realizada pela PWC – prestadora de serviços de qualidade em auditoria e asseguração -, cerca de 97% dos gestores entrevistados entendem que o gerenciamento de projetos é fundamental para o sucesso dos negócios. E cerca de 32,1% das organizações já estão buscando reforçar atividades de formação de equipes e desenvolvimento de competências para melhorar o desempenho e promover alta produtividade, qualidade no trabalho e boa motivação.

Portanto, entendido o que é um projeto e implantando a pílula de um gerenciamento efetivo do mesmo como base para o sucesso organizacional, a figura do gerente de projeto desponta como fundamental para os negócios. Tendo plena capacidade de liderar as equipes dos projetos, foco em resultado, senso de organização e visão estratégica, um gerente de projetos bem capacitado terá uma atuação fundamental na melhoria dos resultados das empresas.

2 comentários sobre “Gerenciamento de projetos para o sucesso de seu negócio”

Deixe uma resposta