Saiba a importância do gerenciamento de projetos na área de Tecnologia da Informação

Muitas empresas da área de TI ainda não utilizam um bom gerenciamento de projetos para alavancarem os resultados e, consequentemente, obterem sucesso. Quando uma empresa recebe um projeto, a fase de planejamento deve ser realizada da forma mais eficiente possível, pois é nela em que serão definidos os pontos cruciais para uma execução assertiva e eficaz do projeto.

É neste momento que o gerente projetos se faz necessário para a elaboração, o controle e o monitoramento de todas as etapas deste planejamento, garantindo assim, uma maior assertividade no prazo de entrega, no custo-benefício e na qualidade do projeto. O que falta na maioria das empresas é implantar a cultura de que a maturidade na gestão dos projetos pode trazer inúmeros benefícios.

Para um profissional de TI que deseja ter sucesso com gerenciamento de projetos, se capacitar constantemente é de extrema importância, principalmente por ser uma área que está em constante revolução.

Quando esta maturidade ainda é relativamente pequena, alguns problemas durante a execução do projeto podem causar transtornos que irão impactar diretamente na entrega do projeto e, consequentemente, na satisfação do cliente. Entre as principais consequências de uma má gestão de projetos na área de TI estão: levantamento de requisitos insuficiente; má definição do escopo do projeto; falta de visão estratégica no gerenciamento de riscos; falha na comunicação entre as partes interessadas; retrabalho ou alteração da equipe; má gestão das mudanças; a não utilização de uma ferramenta adequada; e até o cancelamento do projeto.

O gerenciamento de projetos, quando realizado de forma efetiva, auxilia no combate a essas falhas que podem acontecer, devido a um planejamento prévio dos riscos desde o planejamento até a entrega, que faz com que o gerente de projetos atue controlando de forma criteriosa a equipe e se atentando ponto a ponto para que tudo seja feito da melhor forma possível e dentro dos requisitos definidos.

A escolha da metodologia e das ferramentas a serem utilizadas na gestão dos projetos de TI é fundamental. Caberá ao gerente de projetos, se arcando de seus conhecimentos, identificar quais delas se adequam a cada caso, depois de entendidas as reais necessidades dos projetos.

O alinhamento das expectativas entre as partes interessadas com frequência para se evitar conflitos durante a execução do projeto, bem como favorecer a comunicação para se minimizar os ruídos entre os envolvidos na equipe também são essenciais para que os projetos de TI tenham resultados mais eficientes. Estar em constante conversa com a equipe para a avaliação das estimativas de prazos do cronograma do projeto, evitando estimativas irreais de execução, é função crucial de um bom gerente de projetos. Assim, os projetos de TI podem se tornar cada vez mais eficientes, evitando o desperdício de recursos.

Para um profissional de TI que deseja ter sucesso com gerenciamento de projetos, se capacitar constantemente é de extrema importância. Principalmente em uma área que está em constante revolução como é a área de TI. Portanto, não deixe de lado o espírito empreendedor e busque investir ainda mais em sua formação profissional.

1 comentário sobre “Saiba a importância do gerenciamento de projetos na área de Tecnologia da Informação”

Deixe uma resposta