A aplicação do conceito lean no Gerenciamento de Projetos

A nova lógica competitiva do mercado exige, cada vez mais, maior eficiência das organizações em entregarem bons resultados. No que tange o aumento da competitividade, o potencial do gerenciamento de projetos aliado a outras práticas de gestão pode auxiliar na sobrevivência das empresas. Este é caso da melhoria contínua, que pode ser associada ao gerenciamento de projetos como estratégia para empresas que queiram prosperar ou mesmo sobreviver.

Desta maneira, agregar os conceitos de lean ao gerenciamento de projetos pode potencializar seus resultados. É necessário otimizar os recursos disponíveis na empresa de modo a eliminar ao máximo o trabalho em excesso e, assim, obter melhores resultados e aumento da eficiência no uso dos recursos.

A metodologia lean é uma opção muito utilizada para recuperar projetos em crise ou em fases críticas, uma vez que essa metodologia pode ser aplicada em qualquer fase do projeto.
O gerenciamento de projetos pode ser potencializado através da utilização dos conceitos.

O termo lean surgiu no sistema Toyota de produção, no qual o enfoque principal era a busca de vantagens competitivas através do processo produtivo enxuto. Essa filosofia de gestão é orientada pela redução dos sete tipos de desperdício: super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimentos e defeitos. Eliminando esses desperdícios, a qualidade melhora e o tempo e o custo de produção diminuem.

Nos últimos tempos, a metodologia lean passou a ser empregada também no segmento de gerenciamento de projetos, de forma a aumentar a eficiência do projeto. A premissa inicial é reconhecer o que o cliente espera como resultado. A partir dessa premissa é possível definir o que, de fato, agrega valor ao cliente e o que geram desperdícios aos processos.

Nesse sentido, a aplicação do lean pode auxiliar o sucesso dos projetos (clientes e equipe do projeto satisfeitos, atendimento do escopo, no prazo e no orçamento), agilidade na conclusão do projeto, facilidade de acompanhamento do projeto, redução da documentação desnecessária, redução dos resíduos que provocam atrasos no projeto.

Assim, é possível concluir que o conceito lean pode auxiliar os gerentes de projeto a cumprirem o escopo do projeto, principalmente em relação ao custo e tempo, além de possibilitar melhor alocação dos recursos, de forma a minimizar os resultados e minimizar os desperdícios.

Deixe uma resposta