Curso de gerenciamento de projetos é destaque do fim de semana

A humanidade planeja e gerencia projetos – construindo estradas e grandes estruturas como as pirâmides do Egito ou o Coliseu de Roma – desde o início da civilização. Mesmo sem as ferramentas, técnicas e metodologias que temos atualmente, as pessoas ainda gerenciavam para criar prazos de projeto, controlar custos, programar materiais e recursos e avaliar riscos.

Ao longo do tempo, elas perceberam que técnicas de controle de custos, criação de prazos, aquisição de recursos e gerenciamento de riscos podiam ser aplicadas a uma ampla série de projetos, seja de aterrissagem na lua, ou de exploração offshore para encontrar petróleo ou de desenvolvimento de sistemas de informação. Embora o gerenciamento de projetos como prática já exista há séculos, só foi reconhecido formalmente como profissão após a Segunda Guerra Mundial.

Atualmente, o gerenciamento de projetos é definido como a aplicação de conhecimento, de habilidades, de ferramentas e técnicas a uma ampla gama de atividades para atender aos requisitos de um determinado projeto. Os gerentes de projetos fazem isso ao padronizar tarefas rotineiras para obter resultados repetitivos e reduzir o número de tarefas que poderiam ser negligenciadas ou esquecidas.

E com o intuito de contribuir para a formação e capacitação de profissionais nesta área, a Sigma Gerenciamento de Projetos realizou, neste fim de semana (03 e 04/12) o curso “Fundamentos e Práticas em Gerenciamento de Projetos”.

Mais um curso de Fundamentos e Prática em Gerenciamento de Projetos foi realizado este fim de semana, 03 e 04 de dezembro.
Mais um curso de Fundamentos e Prática em Gerenciamento de Projetos foi realizado este fim de semana, 03 e 04 de dezembro.

Para o consultor do Sebrae, Daniel de Miranda Carvalho, o conhecimento prático dos facilitadores do curso demonstra todo o potencial de formação dos cursos Sigma. “O curso é muito bom, aplicável em qualquer área do conhecimento, mostrando as várias etapas da Gestão de Projetos, com a possibilidade de experimentar a parte prática. É possível, ainda, observar o conhecimento prático da facilitadora. Ela mostra a teoria e conseguimos perceber que ela possui a prática”, afirma.

De acordo com o Estudante de Engenharia de Produção da Universo, Ismael Macedo Correa, o conhecimento adquirido no fim de semana será fundamental para seu futuro. “Este curso é o primeiro passo para a minha carreira profissional. Esta é a área que eu pretendo me especializar, mas não tinha muito contato. Este é o primeiro passo para caminhos futuros”, disse.

Quem também aprovou o curso, foi Tairone Oliveira, funcionário da Arcelor Mittal. Além do Networking realizado, ele ressaltou a importância da capacitação em gestão de projetos para quem trabalha, ou pretende trabalhar, no setor industrial. “Este curso está sendo muito bom, uma vez que está ampliando meus conhecimentos em gerenciamento de projetos, além do networking com os outros participantes de outras empresas e estudantes. Trabalhar com gestão de projetos é fundamental para quem está no setor industrial, principalmente o domínio das ferramentas”, contou.

Os profissionais da Votorantim mais uma vez estiveram presentes ao treinamento. Desta vez, quem participou foi Roberson Fernando Silva, Gerente da Votorantim Metais/JF. “Este é o primeiro curso que estou fazendo pela Sigma, mas muito interessante. Ele é bem voltado ao PMBOK® e mostra todas as áreas de conhecimento da gestão de projetos, se encaixando perfeitamente na minha realidade de cotidiana. Quando se fala em gestão de projetos, o tema é aplicável, até mesmo, em nossa vida particular. Trabalhar com gerenciamento de projetos é fundamental em qualquer área”, explanou.

Já para o representante da Impacto Jr., Lucas do Carmo Silva, a busca pelo conhecimento deve ser sempre uma meta dos estudantes. “O curso é excelente. Consegue estabelecer a ligação entre a teoria e a prática do gerenciamento de projetos. É muito importante sempre buscarmos a capacitação. O conhecimento passado na faculdade sobre o tema é muito superficial. Tenho certeza de que este curso será um diferencial para a empresa júnior, e também para minha vida profissional. Um conselho que deixo para os outros estudantes é que façam o curso, pois vale a pena, contribuindo para a formação profissional e para a vida pessoal”, concluiu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe uma resposta