Foco, trabalho e horas extras: até que ponto este recurso é favorável à empresa

Produtividade não diz respeito, apenas, à quantidade de horas trabalhadas. O conceito, na verdade, está diretamente relacionado à qualidade das atividades desempenhadas por colaboradores, freelancers, gestores, empresários e todos os profissionais do mercado. Nem sempre as jornadas mais efetivas resultam de expedientes mais longos. Com base nessas informações, as perguntas que surgem são: qual é a fórmula ideal para equilibrar a relação entre horas extras e produtividade? Como render mais?

Muitas vezes a realização de horas extra não ocorre, unicamente, devido à necessidade da finalização de uma atividade. Há casos em que empresas se valem deste recurso para aumentar a produção sem arcar com os gastos de novas contratações. Em outros, elas são geradas por falta de acompanhamento das equipes ou pela baixa produtividade de alguns profissionais.

Homem cansado dormindo em cima do computador
Muitas vezes a equipe de desenvolvedores tenha que virar dias, noites ou até finais de semana para entregar um projeto.

Um dos grandes desafios das empresas, atualmente, é garantir o nível de produtividade de seus profissionais sem gerar gastos além do planejado. O controle desses custos é responsabilidade do gestor e também do profissional, que deve evitar horas extras desnecessárias.

Se o profissional mantém o foco no trabalho, pensa no aprimoramento de suas atividades e tem um acompanhamento do gestor, a tendência é que a produtividade aumente sem precisar aumentar, também, os custos. Para garantir essa equação, é importante um bom dimensionamento de quadro e, claro, uma equipe com profissionais qualificados e bem treinados.

Quem trabalha na área de tecnologia de informação já está acostumado ao polêmico assunto “horas extras”. É muito comum não haver uma comunicação efetiva entre a área comercial e a área de desenvolvimento, fazendo com que sejam realizadas vendas com prazos menores que o necessário à execução. Esta situação, que faz com que a equipe de desenvolvedores tenha que virar dias, noites ou até finais de semana para entregar um projeto, e quando recorrente, pode gerar desgaste e desmotivar a equipe. A questão é: até que ponto as horas são produtivas no sentido de adiantar o prazo, e até que ponto a hora extra acaba virando um fator para desmotivar a equipe.

Para contextualizar a importância de um planejamento dos projetos na área de TI, a Sigma Gerenciamento de Projetos apresenta o webinar “Desenvolvimento de Software: planejamento vs. hora extra”, voltado para profissionais e estudantes de Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Engenharia Computacional e demais técnicos de informática.

O Webinar é gratuito e acontece na próxima terça-feira (06/12), às 21 horas. O link para o webinar será liberado 15 minutos antes no dia da realização para os e-mails informados na inscrição. Não perca tempo e faça logo a sua pelo formulário: http://bit.ly/WebinarTI.

webinar-ti-sigma-gerenciamento-projetos

 

Deixe uma resposta