Project Model Canvas: planejando seu projeto em uma folha.

O Guia PMBOK® sugere que na fase de planejamento de um projeto seja elaborado o Plano de Projeto, documento que deve conter todas as informações necessárias para a realização do projeto. Inicialmente, este documento serve como um guia para o desenvolvimento dos planos subsidiários que serão incorporados posteriormente. O Plano de Projeto deve ser elaborado pela equipe de Gerenciamento de Projetos e aprovado pelo patrocinador.

Em teoria, o Plano de Projeto define como o projeto será executado, monitorado, controlado e encerrado, além de planejar a ação necessária para alcançar os objetivos e o escopo para os quais o projeto foi aprovado. Contudo, na prática há uma grande dificuldade por parte dos gerentes de projeto em elaborá-lo, o que resulta na produção do plano de projeto de forma incompleta. Muitas vezes esta dificuldade é oriunda da complexidade em captar todas as informações necessárias no início do projeto de forma organizada, já que estas envolvem muitas pessoas e processos.

Pensando nesta dificuldade, o Project Model Canvas foi desenvolvido por José Finocchio Jr., um dos gurus do gerenciamento de projetos no Brasil. Trata-se de uma metodologia para que o gerente de projetos coordene uma espécie de brainstorming com os membros de sua equipe e o cliente para que todos construam juntos o início do processo.

O Project Model Canvas concentra-se no que é essencial, a alma do projeto e permite com que os stakeholders participem de toda a concepção do plano.
O Project Model Canvas concentra-se no que é essencial, a alma do projeto e permite com que os stakeholders participem de toda a concepção do plano.

O Canvas tem uma lógica muito simples: em uma folha grande (geralmente utiliza-se o tamanho A1) dividida em blocos que representam os diversos conceitos que integram um plano de projeto, são escritas as definições do projeto e o relacionamento entre elas, utilizando bloquinhos de post-it.

Para elaborar tais definições, é importante que estejam reunidos os principais stakeholders do projeto. Para o coordenador dos cursos de MBA da FGV Management, Prof. André Valle, em entrevista à revista Mundo Project (edição Fev./Mar. 2013), a metodologia Canvas abre caminhos para o entendimento de aspectos fundamentais no setor: “O Canvas facilita o envolvimento dos stakeholders na concepção e planejamento do projeto, melhorando o alinhamento com o negócio, podendo até ser usada como business case.”

O maior benefício em utilizar o Project Model Canvas está em sua praticidade. Por ser compacto em apenas uma folha, o modelo é extremamente visual e simples, abrindo a possibilidade de um processamento muito mais rápido e intuitivo das informações. Assim, o gerente do projeto e todos os stakeholders envolvidos, inclusive o cliente, podem ter uma visão mais clara de como o projeto será desenvolvido.

 

 

1 comentário sobre “Project Model Canvas: planejando seu projeto em uma folha.”

Deixe uma resposta