Inovação e criatividade: uma combinação que garante sucesso

O cenário atual é regido pela globalização, alta velocidade das informações, relação de custo-benefício, qualidade e satisfação do cliente. Isso exige cada vez mais das organizações um foco muito maior na inovação, alicerçada na criatividade, como estratégia corporativa para as empresas se manterem competitivas no mercado.

Empresas que lançam sempre os mesmos produtos com pequenas melhorias, evitam correr riscos e não investem em inovação de produtos e processos tendem a ficar obsoletas, tal é a rapidez das mudanças do mercado. Mas, então, como é possível adaptar as novas regras do mercado e aumentar a lucratividade da empresa?

Uma resposta a essa pergunta e também uma competência estratégica da organização é a inovação focada na capacidade criativa de desenvolver novos produtos e novos processos, de forma a melhor atender as necessidades e problemas latentes dos clientes. De acordo com o economista alemão, Theodore Levitt, “o que normalmente falta nas organizações não é a criatividade, do ponto de vista de geração de ideias, mas sim a inovação, do ponto de vista de ação e produção, isto é, colocar as ideias para trabalhar.

inovacao-criatividade-sigma-projetos
Alinhar criatividade, inovação e a estratégia da empresa possibilita alavancar os negócios da organização, aumentar sua participação no mercado e a lucratividade.

Faz-se necessário então compreender a diferença entre criatividade e inovação. Criatividade é a habilidade de gerar ideias originais e úteis, e solucionar um dado problema. Enquanto inovação é a identificação de um problema, a geração de ideias para solucioná-lo e a geração de valor a partir dessas ideias.

Diante disso, cabe às instituições, nos diversos ramos de atuação, desenvolver e promover a busca dos colaboradores por conhecimentos multidisciplinares de forma a ampliar os horizontes a ajudar na conexão de ideias variadas. Além disso, estimular as habilidades de trabalho em equipe de forma a aumentar a sinergia do trabalho, uma vez que a capacidade do grupo é muito maior que a soma do intelecto dos indivíduos que o compõe.

Por fim, é fato que a criatividade por si só não é suficiente para gerar um diferencial competitivo para as empresas. Mas o alinhamento entre criatividade e inovação e a estratégia da empresa possibilita alavancar os negócios da organização, aumentar sua participação no mercado e a lucratividade, configurando-se, assim, uma combinação que garante sucesso.

 

3 comentários sobre “Inovação e criatividade: uma combinação que garante sucesso”

Deixe uma resposta