A importância da Comunicação na Gestão de Projetos

A comunicação dentro de uma organização é fundamental para o bom funcionamento de toda a empresa. Todos os funcionários devem estar cientes da forma com que a mesma está sendo gerida e, principalmente, sobre os serviços e projetos que está realizando. Caso esta comunicação não estiver ocorrendo de forma efetiva, os riscos de insucesso dos projetos e, consequentemente, da empresa como um todo são muito grandes.

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Garantir a comunicação eficaz entre as diversas partes interessadas é uma das funções do gerente de projetos.

Em um levantamento realizado pelo PMI® (Project Management Institute Brasil) com 300 empresas de grande porte, 76% apontaram a falha na comunicação como o principal motivo para os projetos fracassarem. Segundo estudo feito pela revista Mundo Project Management (edição nº 67 Fev&/Mar/2016) dentre as barreiras à comunicação, destacam-se:

  • Barreiras ligadas à informação:
  • Informação incompleta ou filtrada;
  • Falta de clareza da informação.
  • Barreiras ligadas ao indivíduo:
  • Percepção associada ao conhecimento, à educação e experiência do indivíduo.
  • Barreiras ligadas à relação entre o emissor e o receptor:
  • Necessidades divergentes entre emissor e receptor;
  • Posição, status e competição entre emissor e receptor.
  • Barreiras ligadas ao projeto:
  • Falta de plano de comunicação formal;
  • Falta de comunicação mais frequente.

Diante destes obstáculos, o gerenciamento adequado das comunicações é essencial para o sucesso do projeto. De acordo com o PMI®, o gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e finalmente dispostas de maneira oportuna e apropriada. Além disso, o gerenciamento das comunicações faz parte dos processos de gerenciamento de projetos em que problemas de comunicação podem surgir de diversas formas e em diversos momentos no projeto. Estes problemas influenciam diretamente o desempenho de prazo e custo, comprometendo a qualidade do projeto.

Desta maneira, cabe ao gerente do projeto garantir a comunicação eficaz entre as diversas partes interessadas, por meio de um Plano de Comunicações do projeto, assegurando que os objetivos do projeto estejam bem alinhados em toda a cadeia de stakeholders (público alvo) e, consequentemente, potencializando seu sucesso.

2 comentários sobre “A importância da Comunicação na Gestão de Projetos”

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