Gestão de projetos aliada à estratégia empresarial para alavancar os negócios

Para as empresas se manterem competitivas no mercado, é necessário que elas tenham uma estratégia bem definida e um planejamento efetivo de quais os resultados esperados e como alcançá-los. A estratégia da empresa será alcançada, não somente através de melhorias nos processos, mas, também, através da implementação de projetos e ações que permitam a elas inovarem e se manterem vivas.

A estratégia possibilita a análise do ambiente de uma empresa e estabelece o que vai ser feito para que ela saia do estado atual e chegue ao estado esperado. Já o projeto propõe como atuar e operacionalizar as ações estratégicas, visando atingir a visão.

pexels-photo

Segundo o professor de Harvard Michael Porter, autor do livro “Cinco forças competitivas”, a estratégia é uma corrida para a posição ideal. É a escolha correta dos trade-offs do que deve ou não ser feito para se manter competitivo no mercado. E é exatamente esse o maior desafio das empresas: estabelecer estratégias efetivas e bem formuladas que estejam alinhadas com os objetivos da organização no médio e longo prazo.

Entretanto, apesar de essencial, somente a definição da estratégia certa não é suficiente para garantir que a empresa alcance as metas globais e atinja os resultados esperados. Faz-se necessário implementar a estratégia por meio de projetos, com o exercício efetivo de atividades de identificação das necessidades do mercado, desenvolvimento de planos de ação, controle do escopo do projeto e riscos e garantia de qualidade.

Além disso, é necessário conectar a estratégia empresarial com o controle dos desempenhos operacionais, gerando uma visão sistêmica e integrada da organização. Ou seja, é sempre preciso monitorar o desempenho da estratégia traduzida em ações concretas e avaliar se esta sendo conduzida a atingir os objetivos globais.

Assim, é possível concluir que a prosperidade de uma empresa depende da implementação de novos projetos bem gerenciados. As empresas devem buscar integrar a gestão estratégica e a gestão dos projetos, pois os projetos conectados e alinhados com a estratégia global, irão garantir uma gestão proativa, capaz de adequar-se às mudanças do mercado e identificar prematuramente eventuais desvios de desempenho que possam comprometer o cumprimento da estratégia.

1 comentário sobre “Gestão de projetos aliada à estratégia empresarial para alavancar os negócios”

Deixe uma resposta